O final de semana é de muita definição no futebol europeu, com rodadas valendo títulos, vagas nas competições continentais e rebaixamento, mas nenhum jogo do sábado ou do domingo vale tanto quanto um confronto que acontecerá na segunda-feira, 30, no Etihad Stadium. A partir das 16h (horário de Brasília), Manchester City e Manchester United farão o principal confronto em 118 anos de história dos duelos entre os clubes da capital da indústria na Inglaterra.
Separados por três pontos na tabela da Premier League, Citizies e Red Devils farão uma espécie de final em um torneio de pontos corridos, já que restando apenas duas rodadas após o clássico, o título poderá ficar muito, mas muito próximo do vencedor. No caso do United, que tem 83 e lidera o torneio, o triunfo no Etihad Stadium o deixará a um empate de seu 20º título inglês, sendo o 13º na "Era Premier League". Já o Manchester City, campeão em 1936/37 e 1967/68, tenta quebrar o jejum de 44 anos sem taça. Para isso, basta vencer o United, empatar em pontos e com saldo melhor, bater Newcastle (F) e QPR (C) para levantar o troféu. O caminho do United é mais fácil, já que enfrenta o Swamsea em casa e o Sunderland fora.
Como estão United e City para o jogo
Com 16 vitórias e um empate em 17 jogos no Etihad Stadium, o City confia na força de sua casa para superar o United. Somando ainda a temporada passada, são 27 jogos de invencibildiade como mandante, sendo que a última derrota ocorreu em 20 de dezembro de 2010 para o Everton. O problema é que nas últimas visitas do United, nada de gols do City, sendo um empate em 0x0 e outras duas derrotas por 1x0. Porém, o time de Roberto Mancini massacrou o United no primeiro turno, fazendo 6x1 em Old Trafford e espera repetir a ótima atuação.
Para a partida Mancini terá o retorno de Mario Balotelli, que cumpriu suspensão de três jogos após ser expulso no único empate em casa, contra o Sunderland. Porém, com a ótima fase da dupla Aguero e Tevez, que retornou após litigio com os Citiziens, deverá ser apenas opção no banco. No total, a dupla argentina iniciou quatro confrontos na temporada, com quatro vitórias. O City marcou 15 gols nestes jogos, sendo 12 do dueto. Samir Nasri e David Silva continuarão atuando como meias abertos, enquanto Yaya Touré e Gareth Barry fecham a cabeça de área. Já a defesa, sem desfalques, contará com a volta de Micah Richards na lateral direita, após ser poupado no último final de semana. Outra força do City é o primeiro tempo, já que nas últimas vinte partidas pela Premier league sofreu gol apenas uma vez antes do intervalo.

Já no Manchester United o grande vilão na temporada é sair atrás no placar. Nas sete vezes que isso ocorreu o clube não conseguiu virar o jogo e saiu com três empates e quatro derrotas. Mas em Old Trafford ninguém pensa e sair atrás, muito menos derrotado. Com sede de vingança, os Red Devils querem definir o título que está escapando após perder cinco pontos nos ultimos três jogos. Para isso, Sir Alex Ferguson confia em Wayne Rooney, que marcou 16 vezes em seus últimos 14 jogos pelo United.
Para a partida, nenhuma baixa nova, e mesmo com o departamento médico lotado com peças como Anderson, Darren Fletcher e Nemanja Vidic, o time base em 2012 será mantido, com mudanças apenas na defesa, onde Chris Smalling e Phil Jones saem na frente de Rafael por um espaço na lateral direita. Nas outras posições, David De Gea, Rio Ferdinand, Jonathan Evans e Patrice Evra estão assegurados.
No meio de campo, Paul Scholes e Michael Carrick são os donos das posições centrais, enquanto Nani parece o único assegurado para fazer o famoso "winger", pelas pontas. A outra vaga será disputada por Ashley Young e Antonio Valencia, com vantagem para o eficiente equatoriano. Mais à frente, Danny Welbeck é o favorito para acompanhar no ataque Wayne Rooney.

HISTÓRIA DO DERBY
O primeiro jogo entre os clubes de Manchester aconteceu em 1894, com o United fazendo 5x1, naquela que seria a maior goleada na história do derby até 2011, após os 6x1 aplicados pelo City em Old Trafford
No total, o Manchester United venceu 67 dos 161 jogos entre os clubes, com 44 triunfos para os Sky Blues e 50 empates. Em toda a história, os dois times nunca chegaram a uma disputa direta de título e a principal partida entre ambos ocorreu na temporada passada, quando o City fez 1x0 com Yaya Touré e eliminou o United na semifinal da FA Cup.


0 comentários:
Postar um comentário