Lucas Valério
lucasluis_valerio@hotmail.com
A frase que nomeia este post é a ideal para o debate que abro com vocês, caros e raros leitores. O sueco Zlatan Ibrahimovic, afirmou logo após a eliminação de sua seleção, "um Mundial sem mim não vale a pena ver". Dono de um repertório antológico de gols, passes, dribles e claro, muita modéstia (hahahaha), Ibra será um dos Caras que o Mundial não verá em 2014. A lista de bons e até ótimos jogadores é tão grande, que uma ideia surreal me veio a mente nesta terça.
A FIFA deveria conceder apenas 30 vagas para o Mundial. Uma seria do país-sede. A outra, de um combinado mundial. Grandes jogadores, de seleções eliminadas, deveriam estar na Copa, para o bem do espetáculo. A ideia, na alta cúpula da entidade, seria batizada de "Resto do Mundo". Na pelada, estariam dizendo. "Os caras tão montando uma seleção, assim não vale".
E eu selecionaria, para o gol, Petr Cech. O tcheco não tem cula de sua seleção depender de um otimo, mas ultrapassado Rosicky. Titular do Chelsea há mais de cinco temporadas, é um dos principais goleiros do mundo. Na lateral direita, Lucas Piszczek, seria a melhor opção. O polonês possui rara capacidade de marcação e ofensividade. É titular do Borussia Dortmund.
A defesa seria formada pelo dinamarqueês Agger e pelo sérvio Vidic. Rivais na Inglaterra, onde defendem, respectivamente, Liverpool e Manchester United, garantiriam muita raça e experiência ao setor. Para fechar a defesa, Alaba seria o lateral esquerdo. O austríaco é titular do Bayern de Munique e, entre tantos craques, é o batedor oficial de pênaltis.
No meio-campo, empolguei. O mais "defensivo" merece as aspas. Artilheiro do Arsenal na temporada, o volante Aaron Ramsey é muito mais meia no esquema de Arsene Wenger. Ótimo finalizador, também é um dos cérebros do equilibrao meio-campo Gunner. Mais avançados, Hamsik e Mkhitaryan seriam os armadores do time. O eslovaco Hamsik é o principal jogador do Napoli. Capitão, é ídolo da torcida napolitana e esperança para quebrar o jejum de mais de 20 anos sem um Scudetto.
Já Mkhitaryan é armênio. Com chances mínimas de um dia ir a uma Copa, o camisa 10 do Borussia Dortmund foi o artilheiro do Shakhtar Donetsk em 2012/2013 e vive boa fase no clube alemão. Grande finalizador e hábil, apesar da altura, chegou a ser testado e ignorado pelas categorias de base do São Paulo há muitos anos.
![]() |
| Gareth Bale defende País de Gales, e, assim como foi com Giggs, deve passar carreira sem Copa |
No ataque, a força máxima. Ibrahimovic já disse. Além de se chamar de Deus, disse que o Mundial sem ele seria sem graça. Por isso, ajudei, e o convoquei para jogar no catadão. Suas virtudes, eu citei no começo do texto. Usaria a 10. Ao lado do sueco, com a 11, o galês Gareth Bale. Jogador mais caro da história do futebol, o ex-atleta de Southampton e Tottenham chegou ao Real Madrid por R$ 300 milhões. É uma espécie de Cristiano Ronaldo canhoteiro e, adaptado, está provando seu valor pelo clube merengue. Assim como o compatriota Giggs, deve passar a carreira toda sem saber o que é um Mundial.
Já a camisa 9 será de Robert Lewandowski. Apenas os 4 gols marcados, na semi da Liga dos Campeoes, diante do Real, já o credenciariam. Mas, o polonês, é mais do que aquilo. O camisa 9 do Borussia Dortmund tem umarelação tão íntima com a rede, que a bola até bate nele de vez em quando, para entrar no gol.
Abaixo, minha lista de convocados, inclusive com os 12 reservas. Se você não está fazendo nada e quiser perder tempo com sugestões, o espaço é todo seu. Comente no blog, no face ou no twitter.
![]() |
| Petr
Cech, titular do Chelsea, um dos melhores do mundo na posição, mas fora da Copa após eliminatórias ruins da República Tcheca |
__________________________________________________
GOLEIROS
1 - Petr Cech - República Tcheca / (Chelsea - INGLATERRA)
12 - Wojciech Szczesny - Polônia / (Arsenal - INGLATERRA)
ZAGUEIROS
3 - Daniel Agger - Dinamarca / (Liverpool - Inglaterra)
15 - Nemanja Vidic - Sérvia / (Manchester United - Inglaterra)
4 - Martin Škrtel - Eslováquia / (Liverpool - Inglaterra)
14 - Stefan Savić - Montenegro / (Fiorentina - Itália)
LATERAIS
2 - Lucas Piszczek - Polônia / (Borussia Dortmund - Alemanha)
13 - John O'Shea - Irlanda / (Sunderland - Inglaterra)
6 - David Alaba - Áustria / (Bayern de Munique - Alemanha)
16 - Aleksandar Kolarov - Sérvia (Manchester City - Alemanha)
MEIO CAMPISTAS
18 - Arda Turan - Turquia / (Atlético de Madrid - Espanha)
23 - Aden Ljajic - Sérvia / (Roma - Itália)
20 - Christian Eriksen - Dinamarca / (Tottenham - Inglaterra)
17 - Marek Hamsik - Eslováquia / (Napoli - Itália)
8 - Tomas Rosicky - República Tcheca / (Arsenal - Inglaterra)
25 - Henrik Mkhitaryan - Armênia / (Borussia Dortmund - Alemanha)
22 - Pierre-Emerick Aubameyang - Gabão / (Borussia Dortmund - Alemanha)
ATACANTES
10 - Zlatan Ibrahimovic - Suécia / (PSG - França)
9 - Robert Lewandowski - Polônia / (Borussia Dortmund - Alemanha)
11 - Gareth Bale - País de Gales / (Real Madrid - Espanha)
21 - Stevan Jovetic - Montenegro / (Manchester City - Inglaterra)
24 - Ádám Szalai - Hungria / (Schalke 04 - Alemanha)
19 - Demba Ba - Senegal / (Chelsea - Inglaterra)


