A Liga dos Campeões da Europa começa a conhecer nesta terça-feira (10), os oito clubes que seguirão no caminho rumo à Berlim. A partir das 16h45, o Real Madrid recebe o Schalke 04, em partida agendada para o estádio Santiago Bernabéu, em Madri (ESP). No mesmo horário, Porto e Basel se enfrentam no estádio do Dragão, na Cidade do Porto (POR). Na primeira partida, o placar marcou 1 a 1. Quando o sueco Jonas Eriksson apitar para o início do jogo, o Porto estará classificado pelo gol fora. “Acreditamos que, ao contrário do que aconteceu na primeira partida, vamos conseguir manter a bola mais tempo em nosso poder e criar, assim, mais ocasiões de gol”, comentou durante a semana o português Paulo Sousa, técnico do Basel.
Mesmo com um ataque impotente, já que marcou apenas oito gols em sete jogos, o Basel é um clube perigoso. Em seu cartel constam vítimas como Manchester United e Liverpool. “Temos de superar um grande adversário, que já fez mais que uma vez uma boa campanha na Champions”, afirmou Lopetegui. Para o duelo desta terça, o português Paulo Sousa, não contará com quatro jogadores: Ivanov (lesão no ligamento cruzado), Traoré (coxa) e Suchý (suspenso).
O reserva Matías Delgado, lesionado, também está fora. Já o Porto terá uma baixa sensível. O artilheiro Jackson Martinez sofreu uma lesão na virilha e será a principal baixa de Julen Lopetegui. O colombiano é um dos responsáveis por manter o Porto como um dos poucos clubes ainda sem derrota na atual temporada. São seis vitórias e três empates NA PRIMEIRA FASE
PORTO – Os comandados de Julen Lopetegui lideraram o Grupo H, com vitórias sobre o BATE Borisov (6 a 0) e Athletic Bilbao (2 a 1). O Porto também empatou em casa com o Shakhtar Donetsk ( 1 a 1). Antes, no jogo de volta dos playoffs, vencera o Lille por 2 a 0 no Dragão
BASEL - Os Rot-blauen terminaram em segundo lugar no Grupo B, 11 pontos atrás do Real Madrid. Os suíços não venceram nenhum jogo longe do St’ Jabob. Primeiro, perderam de 5 a 1 para o Real, em Madrid e depois por 1 a 0 para o Ludogorets, na Bulgária. Já na última rodada, o empate em 1 a 1 com o Liverpool, em Anfield Road, garantiu a classificação para as oitavas de final.
FATOS
# O Porto perdeu apenas um dos sete encontros que disputou até aqui contra formações suíças. Na segunda eliminatória da Copa da UEFA, em 1980/1081, os portistas perderam por 3 a 0 para o Grasshopper Club Zürich, na Suíça Como havia vencido por 2 a 0 no jogo de ida, o clube português foi eliminado.
# O atual campeão da Suíça disputou as oitavas de final da UEFA Champions League pela última vez na temporada 2011/2012. E as lembranças são nebulosas. Diante do poderoso Bayern de Munique, os Após vencer em casa por 1 a 0, perdeu por 7 a 0 para o Bayern de Munique, na Alemanha. A única classificação para as quartas aconteceu em 1973/1974, quando passou pelo suíço Fram e pelo belga Brugge antes de cair diante do escocês Celtic.
# O Porto não perdeu em casa seus últimos oito jogos de competições europeias. O clube português somou cinco vitórias e três empates. A última vez foi na Liga dos Campeões de 2013/2014, quando perderam por 1 a 0 na recepção ao Zenit, da Rússia.
# Durante a carreira de jogador, Paulo Sousa, hoje técnico do Basel, enfrentou o Porto 12 vezes. Foram sete jogos pelo Benfica, quatro pelo Sporting e um pelo Panathinaikos . Sousa venceu duas vezes, empatou quatro e perdeu seis. A única partida na UEFA Champions League, pelo Panathinaikos, na segunda fase de grupos de 2001/2002, terminou num empate sem gols.

Alex Sandro, Danilo, Iván Marcano, Maicon e Óliver Torres estão pendurados no Porto. Mohamed Elneny, Fabian Frei, Derlis González, Samuel e Taulant Xhaka são os pendurados do Basel. Quem for advertido por Jonas Eriksson, e ver sua equipe avançar, estará fora da partida de ida das quartas de final.
FICHA TÉCNICA – PORTO X BASEL
Oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa
Data: Terça-feira, 10 de março de 2015: Horário: 16h45 (Brasília). 20h45 (local)
Porto: Fabiano; Danilo, Maicon, Marcano e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Evandro; Brahimi, Tello e Aboubakar. Técnico: Julien Lopategui
Basel: Vaclík; Safari, Schärm, Samuel e Xhaka; Frei e Elneny; González, Zuffi e Gashi; Streller. Técnico: Paulo Sousa.
Arbitragem: Árbitro Jonas Eriksson (Suécia). Assistentes: Mathias Klasenius (Suécia) e Daniel Wärnmark (Suécia). Assistentes adicionais: Martin Strömbergsson e Markus Strömbergsson (Suécia). Quatro árbitro: Mehmet Culum (Suécia).
COMO ASSISTIR: Sports Plus (canal 28 e 228-HD) na SKY. Watch ESPN

0 comentários:
Postar um comentário