Por Cassiel Isla - Cristiano Ronaldo do Santos Aveiro, garoto nascido na cidade de Funchal, iniciou sua carreira nas categorias de base do Andorinha de Santo Antonio. No ano de 1995 foi para o Desportivo Nacional. Lá o garoto se destacou até seguir rumo ao Sporting Lisboa em 2001 onde em 25 jogos marcou apenas cinco gols e com isso já chamará a atenção dos clubes grandes, mais especificamente do milionário time de Alex Ferguson. Dois anos após demonstrar seu bom futebol, Cristiano Ronaldo enfim acertou sua ida para o Manchester United por um valor equivalente á 12,24 milhões de libras (15 milhões de euros).
Já na equipe inglesa, o português atingiu o auge de sua carreira. Conquistando diversos títulos:
· 2003-04: Taça da Inglaterra e finalista do Campeonato Europeu (atual Eurocopa)
· 2005-06: Taça da Liga
· 2006-07: Premier League e Supertaça da Inglaterra
· 2007-08: Premier League, Liga dos Campeões e Mundial da Fifa.
· 2008-09: Premier League, Taça da Liga.
Apesar de ser muito criticado pela imprensa e pelos fãs de futebol, considerado um jogador de “firulas” e de aparência eminente na mídia sendo garoto propaganda de produtos e comerciais. Os títulos e gols trouxeram o que seria o ápice para um jogador de futebol. Em 2008, Ronaldo foi premiado como Melhor jogador do mundo pela FIFA além de vencer a Bota de Ouro e a Bola de Ouro pela revista France Football, feito só conquistado por Ronaldo fenômeno em 1999.
Com a fama de jogador “mala”, C. Ronaldo se tornou a transferência mais cara da história do futebol. O português acertou a sua ida para o Real Madrid em 2009 pelo valor de 94 milhões de euros, superando contratações como a do craque Zidane.O que surpreenderia a ascenção do craque português que já havia conquistado feitos invejados por muitos no futebol? Um nome tiraria Cristiano Ronaldo dos holofotes. Messi.
A partir de 2009 com a ascenção de Messi e do Barcelona, Ronaldo teve seu futebol apagado e junto às criticas da imprensa, o craque português não voltou ao seu auge. Os confrontos importantes do “El Clásico” foram marcados pelo que hoje é considerado o melhor time do mundo, com o melhor jogador do mundo. Em 2009 o Barcelona massacrou o time merengue por um placar histórico de 6x2. No ano seguinte outra goleada por 5x0 e em 2011, na Champions League, o Real Madrid foi eliminado nas semifinais pelo clube catalão.
Além de ver seu rival se sagrar campeão espanhol e europeu, Cristiano Ronaldo teve que se contentar ao ver Lionel Messi entrar para a história se tornando o melhor jogador do Mundo por três anos consecutivos. Porém, nesta temporada o craque português parece ter focado em jogar futebol, apesar de ter sido eliminado da Champions League na última quarta-feira, o time do argentino Messi também foi despachado da competição.O que se pode ver desse jogador de 1,85 e físico forte, considerado um dos jogadores mais rápidos e portador de um chute potente e preciso, é a gana por algo maior. C. Ronaldo marcou 56 gols em 51 jogos nesta temporada, média de 1,09 por partida. Desde sua vinda para o Real em 2009 o português cobrou 26 pênaltis, convertendo 25. Além disso, o menino da cidade de Funchal quebrou uma marca histórica na artilharia da Liga Espanhola anotando até aqui 42 gols e superando a marca de Hugo Sanchez e Telmo Zarra (38 gols cada).
Com o time merengue praticamente campeão da Liga Espanhola, Cristiano Ronaldo tem uma vantagem enorme em cima do que seria seu maior rival. Além de todos estes aspectos positivos, este ano é disputado a Eurocopa, onde C. Ronaldo terá mais oportunidades de mostrar seu futebol que novamente está em ascenção. O que se pode concluir são que aspectos como a transferência para o futebol espanhol, o crescimento de Messi e do clube catalão entre outros fatores, estão contribuindo para o desenvolvimento do jogador português que parece enfim ter focado só no futebol.

