
FOTOS: GETTY IMAGES/UEFA.COM
DYNAMO MOSCOU 0 (1) X (3) 0 NAPOLI
A rodada de volta das oitavas da Liga Europa começou na Rússia. Perto do Kremlin, o Napoli segurou o Dynamo Moscou e manteve o sonho de repetir Maradona & Cia no final da década de 1980. Os partenopeis administraram a vantagem obtida com os 3 a 1 na Itália. Higuaín, dono de um hat-trick na ida, pouco fez. Mertens jogou muita bola, pôs uma delas no travessão e viu Maggio e Callejón perder gols feitos. A arbitragem anulou gols de Samba e Kokorin na etapa inicial e o Dynamo não teve poder de reação. O Napoli é um dos dois italianos nas quartas e a caminhada rumo à final de Varsóvia.
ROMA 0 (1) X (4) 3 FIORENTINA

No duelo italiano, a Viola amassou os Gialorrossi. Vitória por 3 a 0, construída em um primeiro tempo implosivo no estádio Olimpico de Roma. A derrota não foi culpa de Skorupski, goleiro que protagonizou o lance mais bizarro da rodada. Gonzalo Rodríguez, de pênalti, já havia aberto o placar em cobrança de pênalti quando o goleiro romano evitou a saída pela linha de fundo, mas entregou um presentaço para Alonso ampliar. Ainda no primeiro tempo, Basanta fez o terceiro e matou uma Roma que está moribunda no Italiano e morta na Liga Europa.
DYNAMO KIEV 5 (6) X (4) 2 EVERTON

Ontem comentei aqui no Blog, sobre as quedas inglesas na Liga dos Campeões. Mas tudo fica pior ao pensar em um cenário mais amplo. O Everton era a última esperança britânica na Europa. Liverpool e Tottenham caíram nos 16-avos e os Toffes haviam vencido o Dynamo Kiev por 2 a 1 no Goodson Park. Mas na visita à capital ucraniana, o Everton foi massacrado. Yarmolenko abriu o placar para o Dynamo e Lukaku empatou logo em seguida.
E foram dois golaços, de fora da área! Tudo perdido? Só se fosse para os Toffes. Teodorczyk e Miguel Veloso abriram 3 a 1 ainda na etapa inicial. Gusev ampliou e Antunes, no gol mais bonito da rodada, transformaram o placar em goleada. Jagielksa ainda descontou, mas o estrago estava feito e a Inglaterra foi anulado e não tem um clube entre os 16 quarto-finalistas em 2014/2015. É a primeira vez, desde 1992/1993, que nenhum clube inglês fica entre os oito primeiras nas provas europeias.
SEVILLA 2 (4) X (2) 1 VILLARREAL

O confronto entre espanhóis pendeu para o lado andaluz. O Sevilla venceu o Villarreal duas vezes por 2 a 1 e se classificou para as quartas de final. Os rojiblancos seguem na luta pelo quarto título da competição. Vencedores na temporada passada, os sevillanos podem agora repetir o feito das temporadas 2005/2006 e 2006/2007 e ficarem com o troféu por dois anos seguidos. Para repetir Luís Fabiano, Daniel Alves & Cia, os comandados de Unai Emery apostam na força do estádio Ramón Sánchez Pizjuán. Com o triunfo sobre o Submarino Amarelo, o clube da Andalúcia não perde como mandante há 31 partidas. Os gols do Sevilla foram marcados por Iborra e Suárez e Giovanni dos Santos anotou o tento do Villarreal.
TORINO 1 (1) X (2) ZENIT

Não deu. O sonho de conquistar a Europa e hontar a memória dos ídolos mortos no fatídico acidente aéreo na década de 40 parou no Zenit. O Torino venceu por 1 a 0, em Turim graças ao gol de Glik. O zagueiro, autor de seis gols no Italiano, já havia feito um gol bem anulado. Com boas defesas do goleiro Lodygin, o Zenit se segurou e o Toro.
INTERNAZIONALE 1 (2) X (5) 2 WOLFSBURG

Diego Benaglio brilhou e a Internazionale não evitou a eliminação na Liga Europa. Os nerazzurri haviam perdido o jogo de ida por 3 a 1 na Volkswagem Arena e precisa de uma vitória larga para avançar. O panorama ficou ainda mais difícil aos 24 minutos da etapa inicial, quando Caligiuri abriu o placar para os Wolfs em falha de marcação do brasileiro Juan Jesus, ex-Internacional. A Inter buscou o gol com Palacio, Hernanes e Icardi, mas Benaglio foi o 'homem do jogo'. O arqueiro só não conseguiu impedir o gol de Palacio, aos 26 do segundo tempo, mas Bendtner, aos 44, acabou com qualquer chance de um milagre italiano no Giuseppe Meazza.
BESIKTAS 1 (2) X (5) 3 BRUGGE

Outro placar agregado que terminou em 5 a 2 para o visitante. Após eliminar o Liverpool nos pênaltis na fase anterior, o Besiktas esteve perto de eliminar heroicamente o Brugge. Os turcos abriram o placar no Ínünü Stadium, em Istambul. Ramon Motta (que na época de Vasco da Gama e Corinthians era apenas Ramon) abriu o placar aos três minutos do segundo tempo. Como o jogo de ida havia sido 2 a 1 para o Brugge no estádio Jan Breydel, a vaga estava na mão das Águias Negras. Só que os belgas lutaram. De Sutter empatou aos 16 minutos e nos minutos finais, Bolingoli-Mbombo marcou duas vezes e garantiu a vaga para o Blauw-Zwart.
AJAX 1 (2) X (2) 1 DNIPRO

O único jogo das oitavas da Liga Europa que precisou de prorrogação foi na Amsterdã Arena. O Ajax recebeu o Dnipro, da Ucrânia e abriu o placar aos 60 minutos, com Bazoer. Na prorrogação, logo aos sete minutos, Konoplyanka empatou e dificultou a missão holandesa. Van der Hoorn até fez 2 a 1 aos 12 minutos do segundo tempo da prorrogação, mas não foi suficente. Graças ao gol fora, o Dnipro avançou.
SALDO
As quartas de final da Liga Europa terão três clubes do Leste Europeu. Os ucranianos Dnipro e Dynamo Kiev, além do russo Zenit. A Itália, com Napoli e Fiorentina, também tem dois representantes. Alemanha (Wolfsburg), Bélgica (Brugge) e Espanha (Sevilla) completam o mapa de mais uma fase eliminatória da competição europeia.
RECORDE
O confronto entre Dynamo e Everton está na história da UEFA Europa League. Com 67.553 torcedores, o estádio Olímpico de Kiev registrou o maior público da história da competição. Veja abaixo o 'Top Five' dos públicos na Liga Europa.
1: 67.553 – Dynamo Kyiv 5 x 2 Everton, 19/03/15, Oitavas de final
2: 67.328 – Manchester United 1 x 2 Ajax, 23/02/12, Oitavas de final
3: 63.324 – Beşiktaş 1 x 0 Liverpool, 26/02/15, Oitavas de final
4: 62.629 – Benfica 2 x 1 Liverpool, 01/04/10, Quartas de final
5: 60.026 – Benfica 4 x 1 PSV Eindhoven, 07/04/11, Quartas de final
O sorteio das quartas de final da Liga Europa será nesta sexta-feira, às 9h00 (Brasília), em Nyon, na Suíça. O evento ocorre logo após o sorteio da Champions League e terá transmissão ao vivo dos canais ESPN.

0 comentários:
Postar um comentário