quarta-feira, 13 de maio de 2015

A final do século ou Messi x Tevez? O que importa é que o futebol já está classificado



Borussia Dortmund, Atlético de Madrid e Chelsea. Equipes fortes, com grandes jogadores e principalmente grandes campanhas. Os três chegaram à final da Liga dos Campeões da Europa em um período em que o maior evento interclubes do Mundo não teve o Barcelona entre os protagonistas. Aurinegros e Colchoneros, que constavam com os magistrais técnicos Jürgen Klopp e Diego Simeone, perderam as decisões para rivais locais. O Chelsea, com uma de suas formações mais pragmáticas desde que se tornou um bilionário, ficou com a taça.


Apesar dos méritos destes finalistas, nenhum deles levou espetáculo aos respectivos palcos. A ausência de outros anos, é presença certa na decisão de Berlim. O estádio Olimpico receberá o fantástico Barcelona. Um time distante de ser aquele orquestrado por Pep Guardiola, em que a magia era ensaiada. É o time do improviso. E por isso é belo. O Barcelona 2014/2015 sofre com certas fragilidades, detalhes que parecem presos ao método ainda iniciante de seu treinador. Mas é um Barcelona que dá brilho nos olhos. Que joga e dá espaço para o jogo. Da raça de Mascherano à genialidade do trio MSN, o Barça não fez força para eliminar Manchester City (campeão inglês), PSG (campeão francês) e Bayern de Munique (campeão alemão). O último passo na estrada rumo Berlim foi na Baviera e a derrota por 3 a 2, totalmente relacionada ao 3 a 0 da ida, mostrou um pouco deste futebol real. O Bayern, tal qual o Barça, também garantiria a certeza de um ‘jogo jogado’ na decisão. Vide os belos gols de Lewandowski e Müller, para parar em dois exemplos. Mas, não teria o MSN. E esse trio merece uma final de Champions no currículo...

Nesta quarta (13), Real Madrid e Juventus decidem a outra vaga. Como fez 2 a 1 na ida, a Vecchia Signora joga por um empate. Também se classifica se perder por 3 a 2, 4 a 3 e por aí vai. Como não precisa vencer, é possível pensar em uma retranca bianconera. Porém, se Allegri confirmar o recém recuperado Paul Pogba em um meio mais criativo, há boas chances do jogo ser menos monótono no Santiago Bernabéu. No Real, é lamentável a ausência de Luka Modric, o motorzinho do meio-campo. E a volta de Benzema (estava lesionado), ao banco, ao menos garantirá um eventual abafa, no final, com certa qualidade.

Se der Real, você será obrigado a ouvir uma chatice com grandes chances de se tornar.. real. A final do século! Maywather x Pacquiao. Barcelona x Real Madrid. Berlim seria o campo de batalha de mais uma guerra. Se der Juventus, será um choque de estilos. Sem o charme do clássico, sem o futebol original nos dois lados do tabuleiro. Seria um xadrez-xadrez. Mas, teria Messi x Tevez. Os melhores argentinos da atualidade brigariam por prêmios coletivos que poderiam definir o melhor do Mundo em 2015. Antes de, juntos, brigarem pelo título que a Argentina não vê desde 1993, na Copa América. Buffon em busca da primeira Champions. Pirlo x Iniesta. Até o azul/grená x preto/branco seria belo. Enfim, no dia 6 de junho, o classificado futebol estará em campo.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top