sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Futebol e geopolítica na Liga Europa

Sorteios de mata-mata são sempre jogos sem grama, com bolinhas e gravatas no lugar de chuteiras. Por mais que muitas vezes pareça uma 'jogada ensaiada', mantenho a confiança nas coincidências. Melhor assim.

Hoje, no sorteio da fase de 16-avos da Liga Europa, Gianni Infantino, como é praxe, explicou os impedimentos do sorteio. Nada de confronto entre clubes do mesmo país ou que vieram do mesmo grupo. Como já tem sido comum desde a crise na Criméia, nada de russos x ucranianos.

Mas e se caísse um turco no caminho de um russo? Não houve impedimento e a UEFA deixou esta questão diplomática para a sorte. E a sorte brincou. Logo nos primeiros chaveamentos o Fenerbahçe (de Souza, Fernandão e van Persie) caiu no duelo com o Lokomotiv. Moscou x Istambul. Rússia x Turquia.

Quem acompanha um pouco do noticiário internacional se lembrará do avião russo abatido por turcos após uma invasão de espaço aéreo. Imaginem agora como será a segurança para este jogo. E a torcida do Fener, uma das mais fanáticas da Europa, causará em solo russo? Entrará em solo russo? O futebol sempre esteve entre guerras. O Santos de Pelé até parou uma delas, na África. Mas o sorteio da Liga Europa foi audacioso. Perigoso. Efará enviados especiais ou correspondentes trabalharem com pauta Internacional e de Esportes simultaneamente.

CONFRONTOS

Valencia x Rapid Viena

Fiorentina x Tottenham

Borussia Dortmund x Porto

Fenerbahçe x Lokomotiv Moscou

Anderlecht x Olympiacos

Midtjylland x Manchester United

Augsburg x Liverpool

Sparta Praga x Krasnodar

Galatasaray x Lazio

Sion x Braga

Shakhtar Donetsk x Schalke 04

Olympique de Marseille x Athletic Bilbao

Sevilla x Molde

Sporting x Bayer Leverkusen

Villarreal x Napoli

Saint-Étienne x Basel

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top