Por Lucas Valério
lucasluis_valerio@hotmail.com
Quarta e domingo. Dias clássicos para a prática do esporte mais praticado no mundo: o futebol. São datas em que a frase "hoje é dia de futebol" se repetem no Brasil, na Zâmbia, na Grécia e até nas Ilhas Faroe. É uma frase universal. É também uma oração pouco usual para segundas-feiras. Se bem que, na Inglaterra e na Espanha, o primeiro dia "oficioso" da semana, tornou-se comum em suas agendas.
Mas por aqui, no Brasil, a segunda é o dia da preguiça e é altamente incomum. Porém, por um imbróglio jurídico, virou a data de Mogi Mirim x Santa Cruz. Porém, começo de fato o dia sem ter a certeza de que "hoje é dia de futebol". O jogo está marcado para as 19h00 no estádio Romildo Ferreira. Torcedores já compraram ingressos, clubes treinaram, se concentraram. Veículos de comunicação acertam os últimos detalhes para levar tudo do jogo ao torcedor que não vai ao Al Sapão.
Santa Cruz treinou neste domingo, no Camacho, em Mogi Guaçu - Foto: Jamil Gomes/Assessoria do SCFC |
Mas será o que a bola vai rolar? Até agora, (9h37 horário brasileiro de verão), a CBF confirma o jogo. Em Minas Gerais o Betim garante que a partida não ocorrerá, confiante em uma liminar obtida na sexta-feira através da Justiça de sua cidade. CBF e Mogi Mirim prometem instrumentos para derrubar tal liminar e garantir que a decisão da FIFA, de tirar seis pontos do Betim por uma dívida internacional, seja mantida.
Enquanto isso, eu, meus colegas de imprensa de Mogi Mirim, profissionais da mídia pernambucana e, claro, de Minas Gerais, trocam "Santa Cruz está pronto para o jogo" por "Santa Cruz está pronto se houver o jogo". "Mogi terá desfalque contra o Santa" por "Se houver jogo, Mogi terá desfalque contra o Santa".
Nessa interrogação, todos perdem. Dos torcedores aos clubes. Assim, vivenciamos mais este capítulo triste do futebol brasileiro. Camisa, calção e meião são substitídos por terno e gravata. Saem as bolas e entram as liminares. E dos termos futebolísticos e jurídicos a única certeza é de que teremos juízes como peças importantes neste imbróglio CBF x Betim x Mogi Mirim x Santa Cruz.