terça-feira, 22 de outubro de 2013

Por dívida de 2008, Independiente pode ser punido pela FIFA com perda de pontos

Leonel Núñez foi contratado em 2008 e Independiente ainda não quitou dívida; vai perder pontos?
Por Lucas Valério
lucasluis_valerio@hotmail.com

Em meio ao imbróglio que bagunçou a Série-C, mais um caso de dívida internacional movimenta o futebol. O Independiente, da Argentina, maior campeão da história da Copa Libertadores da América com sete títulos, está ameaçado de perder pontos na Série B do Campeonato Argentino. Porém, diferente do caso Betim, no país vizinho as informações ainda são controversas.

Em primeiro lugar, a dívida de El Rojo é de um pouco mais de R$ 3,2 milhões contraída junto ao Oympiacos, da Grécia, em 2008. Na época o time argentino contratou Leonel Núñez, jogador que já não faz mais parte do elenco rojo. Segundo o Diário Esportivo "Olé", se em 90 dias o saldo não for quitado, o Independiente será punido com a perda de três a seis pontos na Segunda Divisão argentina, competição que o clube disputa pela primeira vez em sua vitoriosa história. Porém, após a gestão de Julio Comprada levar o clube ao seu pior momento, dívidas antigas ainda são fantasmas em Avellaneda.

O "Olé" ainda informa que o Independiente recorrerá ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) para reverter a situação. Já o Clarín, outro veículo de grande circulação na Argentina, informa que a FIFA já pediu à AFA que retire pontos do Independiente. Porém, ratifica que o clube terá os 90 dias para ficar quite com o Olympiacos. O Clarín explica que uma mudança  nos regulamentos da FIFA, realizada na semana passada, autoriza que a entidade máxima do futebol solicite às federações locais que puna clubes com dívidas julgadas pela entidade com a perda de pontos.Ainda segundo o Clarín, a notificação da FIFa chegou nesta segunda-feira, 21, à sede da AFA. Se o Independiente perder seis pontos, cairá para a penúltima posição na 2ª Divisão, ficando acima apenas do Villa San Carlos.

Já os atuais advogados do clube argentino garantem que a notificação da FIFA não faz menção alguma a perda pontos. Na Europa, segundo o Diário "As", a informação é bem diferente. Segundo o periódico espanhol, o Independiente já foi notificado pela FIFA, recorreu, não teve a petição aceita e será punido com a perda de pontos em breve.

Pablo Escobar, que voltou ao The Stronghest, é o pivô do imbróglio entre Betim e CBF e que bgunçou a Série C
Ou seja, tal como acontece por aqui, há muitas dúvidas a respeito destas punições impostas pela FIFA. A questão é que, assim como o Betim, o Independiente está prestes a pagar por uma dívida contraída há cinco anos e que nunca foi quitada. Na Argentina, o caso nunca foi esquecido e o Olympiacos tentou por três vezes saldar a dívida adquirindo algum jogador do clube de Avellaneda. Patito Rodriguez, que passou pelo Santos, foi um dos tentados. Já o Betim, através de seu presidente Jaider Moreira, garante que em momento algum foi notificado a respeito do saldo devedor junto ao The Stronghest, que resultou em punição da FIFA acatada pela CBF. "Sabemos da dívida e vamos trabalhar para quitar, assim como outras dívidas que o clube tem. Mas neste caso, nunca fomos notificados para poder acertar a situação antes de que viessem e nos tomassem pontos. Não há nada no regulamento da CBF que indique a perda de pontos por dívida. Não se pode misturar as coisas", afirmou Moreira.

Aqui, o imbróglio resultou em mudança no calendário da Série C e até mesmo em uma suspensão no jogo entre Mogi Mirim e Santa Cruz a meia hora antes da bola rolar. No Brasil, o caso ganhou maiores proporções devido à defesa do Betim ingressar na Justiça Comum. Na luta pelos seus direitos, o Betim se respaldou em órgãos que vão além da CBF e da FIFA. E agora, será que na Argentina, o Independiente fará o mesmo? Em breve, cenas da versão argentina da novela brasileira...
Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top