terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Barcelona: 3 motivos para a queda e um para a ressureição

Por Lucas Valério
Fotos: Agência EFE

O Barcelona perdeu para o Milan por 2 a 0 e se complicou na Liga dos Campeões da Europa. O Barcelona perdeu por 3 a 1 para o Real Madrid e foi eliminado da Copa do Rei da Espanha. Manchetes usuais em sites, daqui e de lá e que simbolizam uma fase nebulosa na Catalunha. O que acontece com o o Barça?  Nós, brasileiros, que parece estarmos sempre sedentos por ver potências sendo derrubadas e hierarquias sendo destituídas, já podemos dizer que é o fim de um ciclo?

Pois bem, o Barcelona está bem perto disto. Na derrota para o Real Madrid nesta terça-feira, 26, o time foi engolido por um Real mais sedento pela vitória. E aí entra o motivo "número 1" da derrocada. Não é fácil manter em um grupo o tesão por conquistas após se chegar ao ápice tantas vezes. Para lidar com este sentimento é preciso um treinador capacitado, que conheça o grupo. E você, amigo leitor, já imagina o motivo "número 2".

A saída de Pep Guardiola mudou o time blaugrana. Desde que ele anunciou a renúncia ao papado culé, o Barça caiu para Chelsea, Real Madrid (3 vezes) e pode ser eliminado nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Com Guardiola, o Barcelona ganhou a Europa, a Espanha e o Mundo e repetia os feitos, mesmo que não em sequencia, mas repetia com uma vontade de vencer que estava acima do espetáculo tão aclamado. Tito Vilanova manteve a plástica do jogo, mas não o tesão. Para piorar, o novo treinador está em tratamento de um câncer e passou a batuta para Jordi Roura. Ou seja, o time mais visado do mundo está nas mãos do auxiliar do auxiliar do ex-técnico. Não vai dar certo.

O motivo "número 3" é a má montagem do elenco. Não basta ter Messi, Xavi e Iniesta se não possuir no elenco reservas de bom porte para Puyol e Piqué. Um time como o Barça não pode ter apena dois zagueiros no elenco. No caso desta terça, na derrota por 3 a 1 para o Real Madrid, os titulares jogaram, mas mesmo assim houve buracos onde Cristiano Ronaldo e Dí Maria (loucos de vontade de vencer o Barça) conseguiram garantir a vitória merengue. Imagina com improvisações ou jovens da base? Não vai dar certo.

http://estaticos.marca.com/imagenes/2013/02/27/futbol/equipos/barcelona/1361920795_extras_mosaico_noticia_1_g_0.jpg

Agora lhes digo o motivo "número 0" para que minha língua seja queimada. Para voltar a ter tesão em vencer, enxergar a necessidade de um treinador experiente e de reposição para o elenco, às vezes é preciso passar por um revés. E claro, se não vai mudar de técnico, tampouco contratar, ao menos a vontade de vencer pode voltar. E a oportunidade de vingança será rápida. No sábado, 2, a partir das 12h00 (horário de Brasília) o Barcelona joga contra o Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol. E na La Liga o clube culé tem vantagem 16 pontos sobre os merengues, que estão na terceira colocação. É a chance de sepultar qualquer chance madrileña no torneio, baixar a moral do rival para o duelo de volta da Liga dos Campeões contra o Manchester United na terça-feira, 5, e se transformar naquele belo, mas também brigador Barça, para dar uma grande virada e eliminar o Milan na Champions League.
Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top