
As ligas europeias teve uma breve parada nos últimos dias. Amistosos entre seleções e jornada das eliminatórias para a Eurocopa 2016. Após a 'folga', as competições retornam neste final de semana e eu abro a série de prévias das principais competições internacionais com o Francês. Entre os milionários campeonatos, a Ligue 1 é a sem dúvida a mais equilibrada.
O PSG lidera com 59 pontos, apenas um acima do Lyon e dois em relação ao Olympique de Marselha. O Monaco, com 53, está em ascensão e possui um jogo a menos. Ainda tem o Saint-Étienne, com 52. E serão justamente o quarto e o quinto colocado que abrirão a 31ª rodada. Monaco x Saint-Étienne está agendado para Sexta-feira Santa, a partir das 15h30 no horário brasileiro.
A PROGRAMAÇÃO DA TV NESTE FINAL DE SEMANA DE MUITO FUTEBOL
Se os Rouge et Blance e os Vert et blanc ainda sonham com o título, mas se importam mesmo é com a vaga na próxima Liga dos Campeões, o jogo que fecha a rodada é o grande atrativo do final de semana. No domingo (5), Olympique de Marselha e PSG se enfrentam no Velodrome, em Marselha. Enquanto os parisienses lideram a Ligue 1 com 59 pontos, o OM é o terceiro com 57. Com apenas duas vitórias nos últimos cinco jogos, os Phocéens ainda sonham igualar o Saint-Étienne, chegar a 10 títulos e se tornar o maior campeão do Francês.
Responsável por marcar Ibrahimovic, vice-artilheiro da competição, com 17 gols, o argentino Jerémy Morel disse não se importar com a diferença de estatura em relação ao sueco (1,76m x 1,95m), e garantiu que o mais importante não é focar no PSG, mas sim encarar cada jogo da mesma maneira. "A única verdade é que quando meu oponente é maior do que eu, eu jogo de uma maneira um pouco diferente".
Cerca de 500 torcedores do PSG se deslocarão até o estádio Velodrome, em Marselha. A presença da torcida parisiense preocupa as autoridades da cidade francesa. A rivalidade teve ares mais sérios no final da década de 1980 e começo da de 1990, quando brigas entre torcedores entre as duas equipes se tornaram frequentes.Morel foi deslocado da lateral esquerda para a zaga central desde a chegada do compatriota Marcelo 'El Loco' Bielsa, no início desta temporada, o defensor pode ter que encarar o atacante Lucas. O ex-são paulino está afastado há mais um de um mês, quando sofreu uma lesão no empate em 2 a 2 com o Caen, no Parc des Princes. O jogador voltou a treinar no dia 24 de março e deve ser opção no banco do técnico Laurent Blanc. Durante a semana, os zagueiros Marquinhos e David Luiz, o lateral marfinense Aurier e o meia francês Yohan Cabaye também treinaram normalmente no Camp des Loges e podem ficar à disposição de Blanc.
UMA PITADA DE HISTÓRIA - O confronto entre Marselha e PSG é chamado de Le Classique. Disputado pela primeira vez no dia 12 de dezembro de 1971, com vitória dos Marsellais por 4 a 2, é o único clássico francês entre equipes campeãs da Europa. O Olympique detém o título da Liga dos Campeões da UEFA de 1992/93 e o PSG foi campeão da Recopa Europeia em 1996.
Em 85 jogos, o PSG venceu 33 vezes, o Marselha 32 e aconteceram 20 empates. O clube da capital marcou 108 gols e sofreu 106 gols. Os números eram rigorosamente equilibrados até o último duelo, em novembro de 2014, no primeiro turno da atual temporada, quando Lucas e Cavani marcaram os gols da vitória do PSG por 2 a 0. No VÍDEO acima, uma vitória por 3 a 0 dos parisienses, no Velodrome, com grande atuação de Ronaldinho Gaúcho.
UMA PITADA A MAIS - Vice-líder do Francês, o Lyon tem 58 pontos e está situado exatamente entre PSG e OM. Os Gones enfrentam o Guingamp, às 12h00, de sábado (4). O heptacampeão francês não terá o lateral Christophe Jallet, que deslocou o ombro durante a vitória da França sobre a Dinamarca, no último domingo.

0 comentários:
Postar um comentário