terça-feira, 19 de maio de 2015

Itapirense: Ausência na Copa Paulista é fruto de punição por desistência em 2014

Não foi falta de comunicação da Federação Paulista de Futebol. Tampouco os problemas financeiros ou a falta de um parceiro. Uma punição, simples e prevista no Regulamento Geral das Competições (RGC) de 2014 é que impediu a Esportiva Itapirense de participar da Copa Paulista em 2015. Nesta terça-feira (19), ao jornal Tribuna de Itapira, o gerente de futebol, Sandro Candreva, argumentou que não foi possível participar da competição por questões financeiras.

Porém, em uma pesquisa no site da FPF, foi possível encontrar três documentos que explicam o real motivo da ausência da Esportiva na competição. A Vermelhinha foi impedida pela entidade de participar da edição 2015 da Copa Paulista. A decisão é baseada no artigo 12 do RGC.

Art. 12 - Após a data de publicação do REC e de sua tabela no site oficial www.futebolpaulista.com.br, o Clube que por qualquer razão deixar de participar da Competição será impedido de disputar a mesma Competição na temporada seguinte.
Quem quiser ter acesso a todo o Regulamento Geral, basta clicar aqui. E a punição, como eu disse no começo do texto, é simples. Em 2014, a Esportiva Itapirense confirmou a participação na Copinha. Em documento publicado no dia 16 de maio de 2014 e assinado por Isidro Suita Martinez, membro do Departamento de Competições, o nome da Esportiva foi registrado entre os 22 clubes. O regulamento específico da Copa Paulista de 2014 está neste linkPorém, no dia 28 de maio, a desistência da Esportiva Itapirense foi publicada em uma adequação ao regulamento. Nela houve a simples inclusão do Rio Branco na vaga abandonada pelo Coelho.

Ou seja, devido a falhas da gestão de futebol em 2014, a possibilidade de disputar a Copa Paulista em 2015, na verdade, nunca existiu. Mesmo assim, a diretoria trabalhou durante algumas semanas com o desejo de disputar a competição. Logo após a Série A3, buscou parceiros, como o ex-atacante Sandro Hiroshi, que assumiria a função de gestor de futebol e poderia dar um pouco mais de profissionalismo ao trabalho efetuado nos últimos anos.

Lembro, inclusive, de ter presenciado o convite do presidente Luiz Marcos de Paula, o Marcão, ao volante Magno para que o capitão da A3 permanecesse para a Copa Paulista. No final do player abaixo, o volante comentou sobre a possibilidade de disputar a competição e afirmou: "o presidente veio falar comigo, disse que quer que eu permaneça"...



Assim como muita gente, falhei ao só me atentar ao detalhe importantíssimo do Regulamento Geral da Competição após o anúncio das equipes participantes. E de ser surpreendido (o que não deveria ter ocorrido) ao não ver o nome da Itapirense na lista. O que me incomoda é saber que, como eu, tudo leva a crer que o presidente não tinha conhecimento da punição. Um impedimento causado por uma decisão referendada por ele, ao desistir de participar da competição em 2014. E que estava previsto desde o dia 13 de dezembro, quando o RGC foi aprovado na FPF. Enfim, desde que abriu mão da participação na Copinha em 2014, a Esportiva estava fadada a ter apenas três (ou no máximo) quatro meses de atividade em 2015. 

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top