domingo, 17 de maio de 2015
Melhor do sábado - edição internacional: PSG é tri, giro britânico e M'Gladbach na Champions bach
Feito inédito em Paris - O mais conhecido clube francês entre os brasileiros conquistou neste sábado (16) um feito nunca antes visto naquele país. Pela primeira vez o PSG foi tricampeão do Campeonato Francês, a Ligue 1. Com gols de Matuidi e Lavezzi, o time dos brasileiros Lucas, Maxwell, Marquinhos, Thiago Silva e David Luiz venceu o Montpellier por 2 a 1, fora de casa e chegou a 80 pontos. Com oito de vantagem sobre o Lyon (que empatou em 1 a 1 com o Bordeaux) o PSG repetiu as conquistas de 2012/2013 e 2013/2014. O PSG também foi campeão em 1986 e 1994 (desta vez já com Raí como expoente). A luta agora é pelas duas vaga restantes nos play-offs da Liga dos Campeões. Enquanto PSG e Lyon já estão lá, Monaco (68), Marselha (66) e Saint-Etienne (66) definirão este panorama na última rodada.
Despedida amarga - A festa da torcida do Liverpool foi linda. Steven Gerrard foi reverenciado em seus últimos 90 minutos no estádio Anfield Road. Uma celebração muito bem organizada pelo clube que o tornou uma lenda. A única frustração para ele, que sempre lutou pelas vitórias, foi o revés. Os Reds até saíram na frente, com Lallana. Mas aí o Crystal Palace resolveu aguar o chopp. Puncheon (em bela cobrança de falta, especialidade de Stevie G.), Zaha e Murray garantiram o 3 a 1 para os Eagles.
Hat-trick relâmpago de Mané - Ainda pela Premier League, o jogo que abriu a penúltima rodada registrou histórias inusitadas. Benteke perdeu um incrível para o Aston Villa, antes dos 10 minutos. Já o anfitrião Southampton foi letal. E relâmpago. Mané abriu o placar aos 13 minutos e emendou mais dois gols até os 16! Isso mesmo, três gols em quatro minutos! Long também mandou bem e marcou aos 26 e 38. Benteke ainda descontou (aí, com 5 a 0 contra, ele fez...) aos 48 do primeiro tempo. E aos 36 da etapa final, Pellè marcou o sexto e sacramentou a goleada.
Liga Europa e degola... - Com 60 pontos, os Saints ainda sonham com a vaga na Liga Europa. O Liverpool (62) e o Tottenham (61) também estão no páreo. Os Spurs, aliás, venceram o Hull City por 2 a 0 em Londres com gols de Chadli e Rose e complicaram a vida dos Tigers. O time de Hull tem 34 pontos e terá que vencer na última rodada para escapar do rebaixamento à Championship. Sunderland (empatou com o Leicester em 0 a 0) e Newcastle (que perdeu por 2 a 1 para o QPR também correm risco de queda. Burnley e QPR já estão rebaixados.
Por falar em Championship... - O Norwich confirmou o favoritismo, venceu o East Anglian Derby diante do Ipswich e fará a decisão pela terceira vaga na Premier League de 2015/2016. Os Canaries fizeram 3 a 1 nos Tractor Boys com gols de Hoolahan, Redmonde e Jerome. Smith descontou. A partida ainda ficou marcada por uma confusão que culminou na prisão de três torcedores. Com a invasão dos fãs dos Canários após o apito final, até a Thames Valley Mounted Officers (cavalaria local) foi acionada, como é possível ver na imagem.
O Norwich vai enfrentar o Middlesbrough no domingo (25), em Wembley. Na sexta (15), o Boro havia vencido o Brentford por 3 a 0 no Riverside Stadium.
Os potros na Liga dos Campeões - A frustrante eliminação dos play-offs em 2012/2013 está superada em Mönchengladbach! Neste sabadão, os Fholen (ou os Potros, como queiram), garantiu a vaga na fase de grupos da edição 2015/2016 ao vencer o Werder Bremem. O brasileiro Raffael, com dois gols, foi a estrela do 2 a 0 em Bremem. O resultado manteve a vantagem de cinco pontos sobre o Bayer Leverkusen, que será obrigado a passar pela fase prévia para chegar entre os 32. Já o M'Gladbach retorna à fase de grupos após ficar ausente por 38 temporadas. A última participação foi em 1977/1978, quando perdeu para o Liverpool na semifinal. Já em 76/77, os Potros perderam a grande decisão, também para os Reds.
Menos popular no Brasil que Dortmund, Schalke ou Hamburgo, o Mönchengladbach é o segundo time com mais títulos da Bundesliga. São cinco salvas de prata, mesmo número do Dortmund e inferior apenas ao 'covarde' Bayern, que ganhou 24. Por falar nos bávaros, após confirmar a taça, os comandados de Guardiola perderam os três jogos seguintes na Bundesliga (fora o baile em Barcelona). O último revés foi diante do Freiburg, fora de casa. E de virada! Já no outro extremo, o Hamburgo perdeu o confronto direto com o Stuttgart e como Hannover venceu o Augsburg, fora de casa, retornou à zona de rebaixamento. Na última rodada, Hertha Berlim (35), Freiburg (34), Hannover (34), Stuttgart (33), Hamburgo (32) e Paderborn (31) brigarão contra o rebaixamento. Os dois últimos caem direto e o 16º faz uma repescagem contra o terceiro colocado na 2.Bundesliga.
Tiro curto em outras terras
Na Itália, a Juventus virou e venceu a Internazionale e mostrou mais uma prova de força; a Lazio ganhou da Sampdoria fora de casa e praticamente se garantiu na Liga dos Campeões da Europa.
Na Ucrânia, o Shakhtar Donestk ganhou o Donbass Derby com o Metalurh Donetsk e segue vivo na briga pelo título da Ukrainian Premier League 2014/15. Os gols foram marcados pelo brasileiro (que novidade...) Alex Teixeira e com 55 pontos (cinco a menos que o líder Dynamo) ainda sonha em manter a taça em Donetsk.
0 comentários:
Postar um comentário