
O Barcelona proporcionou uma belíssima homenagem a Pep Guardiola em sua despedida oficial do clube. Insaciáveis no ataque e empenhados na defesa durante os primeiros 25 minutos de jogo, os blaugranas apresentaram uma síntese do futebol recorrente nos últimos quatro anos, que colocou a atual geração como uma das melhores da história do esporte. A atuação perfeita no começo de jogo foi suficiente para que os culés vencessem o Athletic Bilbao por 3 a 0 e conquistassem a Copa do Rei pela 26ª vez na história.
Antes da partida começar no estádio Vicente Calderón, em Madrid, ecoaram as já esperadas vaias de bascos e catalães ao hino espanhol, que puderam ser ouvidos mesmo com o esforço da organização ao instalar 72 caixas de som no estádio. A canção ainda foi tocada em uma versão reduzida, com apenas 27 segundos, o que não evitou as críticas das arquibancadas. Depois do apito inicial, o Barcelona precisou de poucos segundos para sair ao ataque e dar o primeiro susto nos leones, em chute de Lionel Messi que passou a centímetros da trave. Pressionando bastante, os culés saíram em vantagem aos três minutos, após cobrança de escanteio. Javi Martínez não conseguiu afastar a bola e Pedro recebeu livre dentro da área, chutando no contrapé de Gorka Iraizoz para marcar.
Faminto por gols, o Barça mantinha o controle de bola no campo ofensivo e, embora tentasse pressionar a troca de passes dos adversários, o Athletic tinha pouco sucesso na marcação. E, quando tomava a bola, a equipe de Marcelo Bielsa errava muitas jogadas. A pressão quase deu resultado novamente aos 15 minutos, quando Messi tentou acertar o ângulo e Iraizoz saltou para salvar.
Vídeo: Athletic 0 x 3 Barcelona
Athletic Bilbao 0-3 FC Barcelona http://Golgol... por f100000794100605
De nada adiantou o esforço do goleiro, já que Messi deixou sua marca aos 21 minutos. Andrés Iniesta deu excelente enfiada de bola e o camisa 10 chutou no alto, estufando as redes. Apenas três minutos depois, Xavi ajeitou e Pedro bateu no canto, longe do alcance de Iraizoz, marcando o terceiro gol do Barcelona. Com a vitória praticamente assegurada, os blaugranas diminuíram o ritmo na sequência da partida, permitindo o avanço do Athletic. Trabalhando mais a bola no campo ofensivo, os bascos quase diminuíram aos 43 minutos. Iker Muniain invadiu a área pelo lado direito e chutou no canto, mas José Manuel Pinto conseguiu espalmar para escanteio.
Para a segunda etapa, Marcelo Bielsa promoveu duas modificações em sua equipe e, um dos substitutos, Ibai Gómez, quase marcou aos seis minutos, ao tentar encobrir José Manuel Pinto. O segundo tempo seguia bem mais equilibrado e Alexis Sánchez respondeu do outro lado, ao cabecear para fora. Os leones eram mais agudos quando tomavam a bola, enquanto os culés tentavam administrar um pouco mais a posse. Ainda assim, Messi quase fez o quarto, em uma jogada mágica. O camisa 10 driblou quatro adversários e chutou rasteiro, para grande defesa de Iraizoz com os pés. Depois disso, o panorama da partida não mudou até o apito final. Movimentação mesmo, apenas na comemoração do título e na festa em homenagem a Guardiola.
Com informações do TRIVELA
0 comentários:
Postar um comentário