Por Lucas Valério
A disputa por uma vaga nas quartas de final entre Mogi Mirim e Betim começou no sábado, 12, quando os mineiros venceram por 2 a 1 em Nova Serrana. Porém, durante a semana, a batalha segue em outra esfera: a jurídica. Após a CBF acatar decisão da Fifa de punir o Betim com a perde seis pontos, o Mogi Mirim obteve o direito de disputar a segunda fase da competição contra o Santa Cruz.
Na quinta-feira, 17, data em que os clubes foram notificados da mudança, o Betim impetrou um recurso no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A ação foi julgada nesta sexta e a juíza da 21ª Vara Cível alegou que a não era competente para julgar o mérito. A questão deveria ser analisada pelo Fórum de Betim. O clube mineiro entrou, então, com a ação em sua cidade d e origem e às 19h10 o presidente Jaider Moreira recebeu a confirmação de que o juiz da 4ª Vara Cível da cidade, Carlos Márcio Macedo, concedeu a liminar suspendendo a punição arbitrada pela Fifa e acatada pela CBF.
A entidade brasileira, porém, não foi notificada antes do término de seu expediente. “Não importa, o que vale é que conquistamos a vaga dentro de campo e que, agora, o juiz julgou como procedente uma ação com jurisprudência. A CBF que se vire”, afirmou a O Impacto o presidente do Betim. Ainda segundo o juiz Macedo, a multa diária para a CBF e a FMF (Federação Mineira de Futebol), se não incluir o Betim na Série-C, é de R$ 10 mil por dia.
E para o sucesso do Betim na Justiça comum não vingar, o Mogi Mirim já tem o antídoto. Neste sábado, o departamento jurídico do clube irá acionar a Justiça local para garantir que a partida entre o clube e o Santa Cruz seja realizada na segunda-feira. Os advogados do clube vai se dirigir ao Fórum durante o plantão e a expectativa é de que a atitude garanta que a decisão da Fifa e a posição da CBF sejam mantidas.
Assim, o Sapo segue sua programação visando o duelo com o Coral. Neste sábado a equipe treina no período da tarde no CT de Mogi Guaçu e no domingo, pela manhã, no estádio Romildo Ferreira. Ainda no domingo o elenco entra em regime de concentração. A situação é idêntica no Santa, que confirmou na noite desta sexta que viajará no sábado a tarde para Mogi Mirim.