quinta-feira, 14 de abril de 2016

Os motivos para o São Bento ser o principal candidato a zebra no Paulistão



Autor: Lucas Valério | Fotos: Arquivo Pessoal

XV de Piracicaba em 1976. São José em 1989. Novorizontino em 1990. Portuguesa Santista em 2003. Mogi Mirim em 2013. Nem sempre a sensação do Campeonato Paulista fatura o título. Internacional, Bragantino, São Caetano e Ituano quebraram este estigma. Porém, o que os ‘pequenos’ desejam é ir o mais longe possível. Audax, Red Bull, São Bernardo e São Bento são as equipes que lutam nesta edição o Paulistão pelo status de melhor surpresa. Quem sabe de semifinalista, finalista ou campeão. 

Para atingir a semifinal todos terão um grande pela frente. Missões complicadas em tese. Teorias que tornam o São Bento o mais complicado dos rivais destes grandes. O adversário é o Santos, que somou cinco pontos a mais que o Bentão. Bentão que fez 27, menos apenas do que o próprio Santos e o Corinthians. Em entrevista exclusiva concedida ao Blog, o volante Hygor e os atacantes Everton Sena e Rossi falaram sobre o momento vivido pelo São Bento e a expectativa de duelar com o Santos no mata-mata.

Um momento que, de certa forma, já estava no imaginário dos atletas antes do Paulistão. “Sinceramente, sabíamos que podíamos chegar por causa do grupo que montamos. E por causa do nosso dia a dia, agente via jogadores com mais experiência e bem sucedidos querendo tanto quanto os mais novos. Agora certeza nós não temos de nada. Sempre trabalhamos para livrarmos primeiramente do rebaixamento”, destacou Hygor. O volante, reserva de Eder e Fábio Bahia em boa parte do estadual destacou que, após acabar com as chances de degola o grupo começou a estipular metas. Passo a passo.



A experiência do elenco é citada também por Rossi. O atacante, autor de dois gols no estadual enalteceu a dedicação tática dos atletas e ressaltou a presença de nomes como Marcelo Cordeiro, Morais, Edno e Rodriguinho. “Eles já passaram por diversas experiências no mundo do futebol e vieram pra ajudar. O jogadores assimilaram a ideia do clube, do professor Paulo (Roberto) e isso é o diferencial da equipe”.

“Nosso elenco é muito bom. O Paulo não montou um grupo só com 11 jogadores ele montou 28 jogadores e qualquer um tem capacidade de jogar”, completou Everton Sena. O atacante ressaltou a falta de cinco titulares nas últimas rodadas. Morais, Clébson, Éder, Diego Clementino e Rossi não enfrentaram o São Paulo. “E quem entrou está dando conta do recado e ontem (domingo, 10) fomos felizes de ganhar contra o São Paulo”.

O triunfo sobre o Tricolor foi apenas um dos feitos da equipe neste estadual. Por poucos minutos a equipe não bateu o Palmeiras no Pacaembu e o Corinthians no CIC. Empates que também mostraram a força da única equipe do interior que terminou invicta contra os chamados grandes na primeira fase.



Hygor, porém, ressaltou outros jogos. A primeira vitória o estadual, sobre o Novorizontino, em casa e os empates como visitantes diante de Ponte Preta (0 a 0) e Água Santa (2 a 2) foram ressaltados. “O time estava com dificuldades e os que entraram deram conta de reverter o resultado”.

A construção dos resultados edificou uma campanha sólida, que teve classificação antecipada. Nas quartas de final o adversário será o Santos, rival que chama a atenção pelo coletivo, mas que possui peças que já deixam o Bentão em alerta. “Nos preocupa o entrosamento e a dinâmica do Lucas Lima que é o principal articulador junto com Gabriel e Ricardo Oliveira”. Para vencer o Santos a equipe aguarda pela liberação dos atletas que estão no Departamento Médico, como Rossi. O jogador está liberado para treinar, mas a presença diante do Peixe ainda é dúvida.

“A ansiedade é enorme, fiquei de fora deste jogo com o São Paulo, que todo jogador quer jogar contra time grande. Então, ainda mais agora um de mata-mata, quero estar em campo com meus companheiros. Gosto de jogar este tipo de jogo e acredito que vai ser um grande jogo”. A torcida também acredita. Na manhã desta quinta-feira (14), mais de 500 ingressos disponibilizados para os são-bentistas já haviam sido vendidos. Mais 200 entradas estão disponíveis para a torcida que, segundo os jogadores, tem papel tão importante quanto o deles.

“Eles têm sido muito importantes. Nos ajudam bastante. E eles têm um determinado número que estão sempre presentes né. E com a campanha o resto da cidade abraçou o time e veio junto”, afirmou Hygor. “A torcida é grande contribuinte, que vem aos jogos, contribui como sócio torcedor. Acho que a torcida e a diretoria, a força de vontade dos dois contribui para o momento que a gente vive hoje”, completou Rossi. 

O atacante também destacou o trabalho da diretoria. “Acho que um diferencial é a força de vontade da diretoria, que busca sempre o melhor para jogadores e funcionários do clube”. O São Bento vive uma fase de reconstrução. Em 2011 o clube foi rebaixado para a Série A3 e passou duas temporadas no terceiro degrau do futebol paulista. Na Copa Paulista de 2011, por exemplo, chegou a apostar em atletas do amador de Sorocaba. A partir de 2013, ano do título da A3, a equipe mudou de patamar. Conquistou o acesso na A2 de 2014, se manteve na elite em 2015 e alcançou um novo momento em 2016. 


“É possível ver esta mudança sim. Primeiro pelo fato de vários acessos e a gente tem uma referencia que é o Henao (goleiro), que passou por várias dificuldades no clube. Ele fala sempre que a gente pegou a parte boa do bolo, que a gente vive um momento que está hoje. A gente percebe na diretoria, na vontade que eles têm de levantar o Bento que a gente fica feliz por estar em um momento bom tanto de dentro de campo como fora. Ficamos felizes por fazer história e viver um grande momento no Bento”, destacou Rossi. Momento que pode ser ainda maior em caso de vitória sobre o Santos, na Vila. Uma história construída rodada por rodada. Resta saber se o Bentão será apenas uma ‘grata surpresa’, como o Mogi de 2013, um finalista como o Paulista de 2004 ou um campeão como os quatro únicos que quebraram a barreira dos grandes.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top