segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Um 'brasileirão' encontro de crises e fantasmas no Teatro dos Sonhos


Pauta: Manchester United x Chelsea

28/12/2015 - 15h30 - Old Trafford

Olhar na tabela e ver o atual campeão beirando a zona de rebaixamento é coisa de Campeonato Brasileiro. Algo semelhante ao que viveu o Cruzeiro, que flertou com o descenso, mas, no final, fugiu com folga. Algo que o Fluminense de 2013 não reverteu na bola e só escapou após aquela batida história da queda da Portuguesa. Viradas de mesa à parte, impressiona a campanha fluminense do Chelsea em 2015/2016.

Os Blues somam 19 pontos após 18 rodadas (54 pontos em disputa). A 15ª posição é o fruto de uma crise que teve demissão de médica, colisão entre jogadores e comissão técnica e a demissão de José Mourinho, o maior vencedor entre os treinadores do clube londrino. Após a queda do português houve uma mentirosa reação, com a vitória sobre o fraco Sunderland. No sábado, quando enfrentou o ajeitado Watford, sofreu para empatar em pleno Stanford Bridge.

Agora, os ex-comandados de Mourinho têm uma missão ainda mais complicada. E dois amigos de longa data estarão no centro das atenções. O demitido Mourinho foi auxiliar de Louis van Gaal, ameaçadíssimo no United. Se o holandês cair (quem assume é o Aécio?) Mourinho é o favorito para se tornar o terceiro técnico dos Red Devils após a 'Era Ferguson'.

Nesta segunda-feira (28), a partir das 15h30, o Chelsea visita o Manchester United no Old Trafford. Os Red Devils estão em uma posição mais privilegiada, ocupam o sexto lugar e brigam por vaga na Liga dos Campeões.  Repararam? Mais uma pitada de Brasileirão na liga mais rica da Europa. O maior campeão da história do Campeonato Inglês não pode se contentar com briga pelo G4. Parece o São Paulo em crise. Ou o Flamengo.

Há três anos atrás, ainda na Era Ferguson, era impensável ver o United nove pontos atrás do líder Leicester (isso mesmo, o Leicester!!!). A falta de boas atuações, os desentendimentos com figuras importantes (Dí Maria foi embora e está jogando o fino no PSG) e até o truculento tratamento dispensado à imprensa tem fritado Louis van Gaal do cargo. Na Inglaterra, o duelo com o Chelsea é aquela última vida de vídeo game para o holandês.

Um tropeço para um rival, que ainda por cima faz campanha pífia em 2015/2016 deve culminar na demissão de mais um treinador na Premier League. E com José Mourinho solto no mercado, é óbvio que ele se transforma em um fantasma para treinadores na berlinda. Amigo de van Gaal, o luso também faz parte do círculo de amizade de Sir Alex Ferguson e com um projeto pessoal de permanência na Inglaterra, o português é o favorito para manter quente o lugar que pertence a ex-chefe van Gaal.

DANÇA DAS CADEIRAS - Ah, acharam que não percebi? Sim, há mais um pouco de Brasileirão na Terra da Rainha. A temporada 2015/2016 da EPL já registrou cinco trocas de comando técnico após 18 rodadas. No ciclo anterior foram QUATRO mudanças durante TODA competição. Os clubes mais ricos surgem como protagonistas neste processo.

Se o Chelsea demitiu Mourinho, o Liverpool dispensou Brendan Rodgers e contratou Jürgen Klopp. Caso van Gaal caia em Old Trafford haverá um empate entre gigantes e pequenos. Aston Villa (Tim Sherwood por Rémi Garde), Sunderland (Dick Advocaat por Sam Alardice) e Swansea (que ainda não substituiu Garry Monk) completam a lista de clubes que já trocaram de treinador na temporada.

Mudanças que ainda não surtiram efeito. O Liverpool subiu apenas duas posições após a chegada de Klopp. O Chelsea saiu do 16º para o 15º lugar, o Swansea caiu da 15ª para a 16ª, o Sunderland se manteve na penúltima colocação e o Aston Villa caiu da 19ª para a última vaga. Lá como aqui, a troca de técnico soa como medida paliativa. Mas, se está virando moda, é melhor van Gaal se preparar. Não faltará tensão e, quem sabe, drones com o fantasma de Mourinho sobrevoando o Teatro dos Sonhos...

INFORMAÇÕES DO DUELO - MANCHESTER UNITED X CHELSEA

PREVIEW DOS RED DEVILS - O Manchester United contará com o reforço de Bastian Schweisteiger, que retorna de suspensão automática. Outra novidade pode ser o atacante Wayne Rooney, que foi apenas opção no banco de reservas na derrota por 2 a 0 para o Stoke City, no último sábado. O lateral Matteo Darmian, que se recupera de lesão no tornozelo, pode retornar à equipe e ficar entre os suplentes.

PREVIEW DOS BLUES - Guus Riddink não contará com o hispano-brasileiro Diego Costa. Autor de dois gols contra o Watford o desafeto de José Mourinho está suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos. A tendência é a entrada de Eden Hazard. O melhro jogador da última Preier League tem ficado no banco e pode surgir como opção ofensiva.


TABU - O Chelsea não perde para o Manchester United há oito jogos. Estão contabilizados jogos de Premier League e das copas nacionais. Foram cinco vitórias dos Blues e três empates neste período.

INDIGESTO - O Chelsea já conquistou seis vitórias no Old Trafford. Nenhum outro visitante bateu mais o United em sua casa que o time londrino na história da Premier League.

TENSÃO - Os encontros entre Blues e Red Devils têm sido quentes. Nos últimos seis duelos pela Premier League, cinco jogadores foram expulsos. Sinal de novas exclusões?!

CONTRAPONTO - O United de van Gaal tem a pior média de gols feitos desde a temporada 1989/1990. O atual elenco registrou apenas 1,22 gols por jogo. Há 26 anos, a média foi de 1,21. Por outro lado, nenhuma outra defesa da Premier League atual sofreu menos gols em casa. Foram apenas três gols concedidos em Old Trafford. 

MANSO - Em 2015/2016 o desempenho forasteiro do Chelsea é pífio. Os Blues não vencem como visitantes desde agosto (ganhou do West Brom) e somou apenas cinco dos 27 pontos possíveis longe de Stanford Bridge. Nos últimos quatro jogos fora de casa, os Blues marcaram apenas duas vezes!

DUTCH - O confronto em Old Trafford reunirá duas escolas holandesas. O nada convencional Louis van Gaal enfrentará o pragmático Guus Hiddink. Os últimos duelos entre os treinadores terminou com vitórias de Hiddink e todas foram pelo PSV frente o AZ Alkmaar, em 2005/2006...

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top