Nosso mundo atual é competitivo em todos os segmentos. No trabalho concorrência desleal e desmedida. No esporte o lema do importante é competir do Barão de Cobertin, fundador das Olimpíadas Modernas, tem cada vez mais a cara dos Mamonas Assassinas, que diziam a importância do competir, mas que matariam de porrada se a amada não ganhasse!
O Brasil tem o costume de matar de porrada aqueles que não vencem, uma porrada psicológica que abala campeões e que atrapalha o desenvolvimento de modalidades e atletas!
César Cielo foi Ouro! Então ele é rei, certo? Claro, tem todo o mérito e reina sim, seu nome está na história. Porém, Gustavo Borges e Ricardo Prado, que não tiveram o mesmo brilho dourado não podem ser esquecidos somente porque o bronze e a prata vale menos. Menos louros, mas não menos reconhecimento. Ao menos assim deveria ser...
O único esporte que merece uma avaliação mais irracional é o futebol masculino, mesmo assim com ressalvas. Porque é a modalidade com mais organização e prestigio no Brasil, porém falta muito para sermos primeiro mundo não somente com a bola no pé, mas também na administração de clubes e federações.
O futebol feminino é o contraste do masculino. Atualmente um contraste total aliás! Não tem prestigio, não conta com organização, tampouco publicidade. Mas tem ombridade, raça e uma seleção bem postada taticamente e com figuras tecnicamente excelentes como Marta e Cristiane.
Infelizmente a medalha dourada não ficou no peito dessas brasileiras de fibra, que são tais como de outros esportes menos favorecidos em nosso país, mas que possuem o privilégio de atuarem na modalidade de paixão nacional e sendo homem ou mulher, paramos para assistir e vibrar, chamando Marta de Pelé e Barbara de barbara! Infelizmente também as americanas são organizadas, possuem uma goleira, Hope Solo, fantástica e conseguiram numa partida dominada pelas brasileiras faturarem a terceira medalha de ouro, mais uma que sonhamos e que viajará para solo Yanque!
Mas meninas, de Barbara à Andrea, passando pelo menino Barcelos, meus parabéns! Não fizeram nossa quinta dourada, mas desenharam de prata o suor brasileiro em Pequim e a esperança em dias melhores para vocês e para nós, simples mortais...
Obrigado
FOTO: TERRA
0 comentários:
Postar um comentário