sábado, 31 de dezembro de 2011

Lanterna apaga Reveillon do United

http://pt.uefa.com/MultimediaFiles/Photo/competitions/DomesticLeague/01/73/84/55/1738455_w2.jpgPor Lucas Valério - Com cinco vitórias nos últimos cinco jogos, 16 gols nos últimos quatro encontros e o lanterna da competição como adversário em Old Trafford, o cenário para o United era favorável demais. Para ajudar, no último duelo em casa contra o Blackburn, vitória por 7x1 em outubro de 2010, com direito a cinco gols de Dimitar Berbatov. Mas neste sábado, o búlgaro até fez dois gols, mas o United levou três, perdeu a invencibilidade e pode ver o Manchester City abrir três pontos de vantagem neste domingo.

O primeiro tempo começou como seria comum, com o United tomando a iniciativa e partindo feito uma máquina para cima do Blackburn. Sem Rooney e surpreendentemente com um trio ofensivo formado por Welbeck, Hernández e Berbatov, o time de Alex Ferguson criou chances com Chicharito, Nani e Valencia antes do primeiro terço de primeiro tempo. O problema é que mesmo com toda pressão, quem encontrou o gol foi o Blackburn. Aos 15 minutos, Berbatov voltou para ajudar a defesa e acabou atrapalhando. Em disputa de bola com o zagueiro Samba, o búlgaro cometeu penâlti, muito bem convertido pelo artilheiro Yakubu. 0x1.

A surpresa com o placar favorável ao lanterna em pleno Old Trafford transformou a pressão do United em um massacre. Os Red Devils chegaram a ter 74% de posse de bola na etapa inicial e aos 22 ainda foram prejudicados por penal não marcado em Patrice Evra. O Blackburn tentava segurar a bola no campo de ataque, mas em vão. Com grande presença no ataque, o United só parou nas defesas de Mark Bunn. Por duas vezes, Hernandez teve a chance de empatar, mas o goleiro, que substituia mais uma vez Paul Robinson, salvou os Rovers. Nani, aos 31, teve a chance em chute de fora, mas o primeiro tempo se arrastou em um tenso 0x1 a favor dos visitantes.

http://pt.uefa.com/MultimediaFiles/Photo/competitions/DomesticLeague/01/73/84/51/1738451_w2.jpg

Na etapa final, o técnico Alex Ferguson sacou o atacante Hernández e mandou o brasileiro Anderson, voltando de contusão. Na primeira chegada dos Red Devils, Valencia construiu a jogada com um belo driblema na direita e passou para Berbatov. O búlgaro encontrou Nani, que cortou a marcação de Lowe e chutou por cima do gol. No minuto seguinte, o castigo. Ayegbeni Yakubu ganhou lance pela esquerda de ataque dos Rovers, fintou dois zagueiros e bateu seco, sem chance para De Gea. Foi o 12º gol do atacante em 14 jogos, garantindo uma das melhores médias de gols da atual Premier League ao nigeriano.

O gol parecia sacramentar um grande tropeço do United, mas a semana realmente é de um iluminado Berbatov. Na saída de bola, o United tocou, tocou, tocou da esquerda para o meio, do meio para direita, até achar Valencia na Avenida Adam Henley. O equatoriano mandou para área, a defesa afastou mal, Rafael bateu cruzado e Berbatov, de cabeça, diminuiu o placar. 1x2. Pronto, a vantagem dos Rovers estava liquidada em um minuto e o United partiu para cima buscando o empate. Em lance de Evra que desviou em Samba, Bunn fez grande defesa aos 8 minutos, mas oito minutos depois, nem três Bunn's salvariam o Blackburn. Após saída errada da defesa visitante, mais uma jogada pela espaçosa direita, Valencia ganhou na velocidade de Henley e cruzou para trás. Berbatov, bem colocado, bateu forte, sem chances. 2x2.

Mais uma vez o placar sacramentado? A virada do United chegaria fácil? Parecia... O Blackburn seguiu aceitando a pressão dos mandantes e em duas jogadas de Valencia, sempre livre pela direita, quase viu a vitória se transformar na oitava derrota. Na primeira, o equatoriano cruzou na cabeça de Jones, que mandou para fora. Depois, aos 29, foi o próprio camisa 25 quem isolou a chance da virada. Como a partida deste sábado em nada repetia a obviedade que foi os 7x1 de 2010, o Blackburn voltou a assustar com Formica, que fez bela jogada e bateu forte, quase surpreendendo o United. A jogada animou os visitantes, que um pouco mais atirados, encontraram um escanteio e nesta cobrança, o gol de desempate. Petrovic mandou na área, De Gea saiu muito mal, Hanley dividiu com o goleiro e depois com três defensores e conseguiu mandar para o gol. 2x3 Blackburn, aos 36 da etapa final.

Ferguson ainda tentou mudar o panorama do jogo, colocando William Keane na vaga de Rafael, mas o Blackburn se segurou, suportou a pressão do United e no último lance do jogo, o próprio Keane, em bate-rebate na defesa, mandou a bola para Samba e Bunn salvar simultaneamente o agora ex-lanterna da Premier League. Com 14 pontos, os Rovers ultrapassaram o Bolton e torcem para que os Trotters apenas empatem no Reebook Stadium com o Wolverhampton, outro adversário direto na luta para escapar da degola. Já o United, com 45 pontos, perde a chance de encerrar o turno a frente do rival City e ainda corre o risco de ver o atual líder abrir três pontos de vantagem caso vença o Sunderland, neste domingo, fora de casa.

CONFIRA TODA A 19ª RODADA

Sexta-feira - 30 de dezembro
17h45 - Liverpool 3 x 1 Newcastle

Sábado - 31 de dezembro
10h45 - United 2 x 3 Blackburn
13h00 - Arsenal x QPR
13h00 - Swensea x Tottenham
13h00 - Stoke City x Wigan
13h00 - Norwich x Fulham
13h00 - Bolton x Wolverhampton
13h00 - Chelsea x Aston Villa

01 de janeiro
10h30 - West Brom x Everton
13h00 - Sunderland x Manchester City

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top