domingo, 13 de junho de 2010

"ATAQUE CERTO", com Dirceu Paulino - Um novo desafio



Por Dirceu Paulino
Coluna escrita para O Impacto


Esse é o início de um novo desafio. Começo hoje a escrever uma coluna voltada ao esporte aqui no jornal O Impacto. Irei escrever sobre esportes em geral. É claro que o vôlei terá uma visibilidade maior, mas terei liberdade de escrever a minha opinião sobre outros esportes, sem deixar de opinar sobre política, política esportiva e tudo o que achar relevante para os leitores do jornal. Como já citei, o vôlei será o carro-chefe. Irei colocar notícias sobre meu time na Superliga, comentar o cotidiano de nossas seleções, farei entrevistas com meus companheiros de time e também adversários.

A minha intenção com essa coluna é trazer informação aos mogimirianos, mas também incentivar a discussão sadia sobre o esporte e o que ele pode fazer pela cidade e seus moradores. Também irei falar de alternativas para incentivos nessa área, até porque acredito que o esporte é uma ótima saída para outras áreas da cidade. Ele pode ajudar, por exemplo, no combate à violência, trazendo para o ambiente saudável do esporte aquelas crianças e adolescentes que entrariam pro mundo do crime...
O esporte também não deixa de influenciar a saúde, melhorando a qualidade de vida, evitando assim que o governo gaste mais dinheiro com doenças que podem ser combatidas com a prática do esporte.

Não podemos mais encarar o esporte apenas como um passatempo, apenas como uma forma de lazer, essa visão esta ultrapassada. Hoje em dia o esporte é um negócio lucrativo, é um meio de capitalizar dinheiro para a cidade sem desgastar nada. Ele traz investimentos da iniciativa privada para serem aplicados não só na equipe ou no atleta, mas também para ser aplicado na melhoria de vida da população. Outro ponto que vou poder opinar é a política. Não tenho dúvida nenhuma que falta apoio político para o esporte na cidade. Claro que emprego, moradia, segurança e saúde são pontos essenciais, mas nossos políticos não podem continuar tratando o esporte como algo de menor importância. Sei o potencial que o esporte tem para a melhoria da cidade, e acredito que tenho o dever de tentar mostrar para os políticos de Mogi Mirim que eles estão errados tratando tão mal algo que pode ter um impacto imenso no crescimento da cidade que eles representam.

Quero muito trazer aos leitores não só informação, mas também que eles se interessem mais sobre o esporte na cidade, afinal, todos moramos em uma cidade que é privilegiada nessa área. Temos na cidade triatletas campeões, nadadores que disputam campeonatos nacionais, judocas, caratecas, tenistas, enfim, todos em competições importantíssimas. Não podemos mais deixar de aproveitar esses atletas para trazer mais investimentos para Mogi. Se continuarmos calados, fingindo que Mogi é uma cidade como outra qualquer, permaneceremos nesse marasmo. Vamos continuar com os políticos fazendo projetos antiquados e muitas vezes de pouca eficácia para a população!

Tenho certeza que se unirmos o poder público com a grande iniciativa privada que existe em Mogi Mirim, colocaremos a cidade no lugar que ela merece e tem potencial para estar, que é ser uma das principais forças esportivas o estado. Conheço muitas cidades no Brasil e no exterior, e posso afirmar que Mogi Mirim tem tudo para ser uma potência no esporte. O grande problema é conseguir convencer as pessoas que tem o poder nas mãos de que isso é possível. Que Mogi pode sim ter um retorno muito grande com o investimento no esporte local. Mais a coluna chegou pra isso, informar e também cobrar mudanças nessa forma antiquada de fazer política e de apoiar o esporte em Mogi. Meu nome é Dirceu Paulino, um sujeito simples, jogador de vôlei há 23 anos, casado, pai de duas crianças e um mogimiriano apaixonado.

Opine: leitor@jornaloimpacto.com

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top