terça-feira, 26 de junho de 2012
Espanha x Portugal - Ibéricos em guerra na Arena de Donetsk
Por Lucas Valério
Portugal e Espanha são eternamente uma das principais rivalidades européias. Situados na mesma região geográfica, os ibéricos iniciaram a rivalidade séculos atrás, quando disputavam os mares do mundo e as terras conquistadas principalmente na América. Com o passar do tempo ambos perderam a hegemonia na economia mundial, mas seguiram respeitados em uma disputa: o futebol. Mas dentre todas as divididas futebolísticas, o capítulo mais intenso talvez seja escrito nesta quarta-feira, 27, na Arena Donbass, em Donetsk, na Ucrânia. A partida terá início às 15h45 (horário de Brasília), mas nos bastidores já teve início desde sábado, quando a Espanha eliminou a França. Com dois dias a menos de descanso, já que a seleção lusa despachou a República Tcheca na quarta-feira, o técnico Vicente del Bosque e alguns atletas da Fúria reclamaram do benefício "dado" a Portugal. Cristiano Ronaldo, ídolo na Espanha pelas ótimas temporadas no Real Madrid, discordou. "Creio que dois dias de descanso são suficientes".
CR7, como costuma ser chamado o astro lusitano, é a grande atração do clássico. Terceiro maior artilheiro da história das Eurocopas ao lado de Michel Platini e Alan Shearer, com seis gols e vice-artilheiro da última Liga Espanhola, possui companheiros e adversários de clube na Espanha. Casillas, parceiro de Real, aposta que Piqué, do Barcelona, pode parar Cristiano. "Ele já fez isso outras vezes, acho que pode fazer de novo", mencionou o goleiro em coletiva, lembrando partidas entre Real e Barça. Para Fábregas, camisa 10 da seleção epsanhola, o duelo será sim como Real x Barça. "É um clássico de muita história, e claro, quando tem Cristiano Ronaldo de um lado, e Xavi e Iniesta do outro, não tem como não associar a Real x Barça", opinou Cesc.
Para a partida o técnico Vicente del Bosque não possui problemas com lesão e suspensão e a equipe deve ser a mesma que bateu a França por 2 a 0. Até mesmo as críticas pela ausência de Fernando Torres no ataque deve ser ignorada, com David Silva e Fábregas sendo mantidos como "falsos 9". Na defesa, que não sofre gols há 299 minutos e é a melhor da competição (apenas um sofrido), Arbeloa, Sergio Ramos, Piqué e Alba estão mantidos. Já na seleção portuguesa o técnico Paulo Bento precisará fazer uma alteração, já que o atacante Helder Postiga sofreu contusão na coxa durante a vitória sobre a República Tcheca. Hugo Almeida ou o jovem Nelson Oliveira iniciarão na partida. Os reservas Ricardo Quaresma e Miguel Lopes, que se machucaram durante treino no último sábado, também são dúvidas. Com a saída de Postiga será a primeira vez que a equipe titular será alterada nesta Eurocopa.
No último confronto entre as duas equipes Portugal venceu por 4 a 0 em amistoso realizado em novembro de 2010. Meses antes, na Copa do Mundo da África do Sul, a Espanha eliminou o selecionado luso após vencer por 1 a 0, gol de David Villa. A Espanha, aliás, tem um retrospecto positivo nos encontros com Portugal: 16 vitórias, 12 empates e seis derrotas, emum total de 34 jogos disputados. No entando, La Roja venceu apenas dois dos últimos doze duelos.
FICHA TÉCNICA - ESPANHA X PORTUGAL
Competição - Semifinal da Eurocopa 2012
Local: Estádio Donbass Arena, em Donetsk (Ucrânia)
Data e horário: Quarta-feira, 27 de junho de 2012 às 15h45 (horário de Brasília)
Transmissão: SporTV, Bandeirantes e Rede Globo
Arbitragem: Cuneyt Cakir (Turquia), auxiliado por seus compatriotas Bahattin Duran e Tarik Ongun.
ESPANHA: Casillas; Arbeloa, Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Xabi Alonso, Xavi, Iniesta Silva; Fábregas(Torres). Técnico: Vicente Del Bosque.
PORTUGAL: Rui Patrício; João Pereira, Bruno Alves, Pepe e Fabio Coentrão; Meireles, Miguel Veloso e João Moutinho; Nani, Hugo Almeida e Cristiano Ronaldo. Técnico: Paulo Bento.
FOTOS: UEFA.COM
0 comentários:
Postar um comentário