quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Balanço da 1ª rodada - Liga dos Campeões da Europa 13/14




Enfim, ela voltou. Com seu charme e organização a Liga dos Campeões da Europa (UEFA Champions League) teve na terça-feira, 17, e na quarta-feira, 18, um retorno apoteótico. Foram 53 gols marcados em 16 partidas, uma média impressionante de 3,31 por jogo. Com os artilheiros como protagonistas já na abertura a UCL teve em Istambul a maior goleada. No estádio Türk Telekon o Galatasaray não suportou o inferno merengue e perdeu por 6 a 1.

Cristiano Ronaldo, três vezes e Benzema, duas, foram as estrelas. Outro hat-trick anotado na primeira rodada foi do maior concorrente do gajo. Lionel Messi não respeitou as quatro taças do Ajax e chegou ao seu quarto hat-trick na história da Liga. Um recorde. Com a tripla ida à rede, argentino e português repetiram o feito de Grafite. Sim, o atacante ex-São Paulo e atualmente no Al Ahly, dos EAU, foi o último a abrir a Champions com um triplete. Ele o fez quando atuava pelo Wolfsburg, da Alemanha. 


E falando em alemães, estreias com altos e baixos do germânicos. Bayern e Schalke 04 começaram com vitórias por 3 a 0. CSKA e Steaua foram as vítimas. Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund, caíram. O Bayer perdeu por 4 a 2 para o Manchester United em noite destacada para três ex-figuras do Everton. David Moyes iniciou pela primeira vez uma partida como técnico na Liga dos Campeões, Fellaini fez sua estreia como titular e Rooney marcou dois gols. Outra boa atuação foi de van Persie, um colecionador de golaços.

Já o Borussia Dortmund foi derrubado na Itália por um imponente Napoli. Vitória por 2 a 1 sobre o atual vice-campeão europeu e que condiciona o time do espanhol Rafa Benítez a condição de postulante à liderança do grupo da Morte. No outro jogo da chave quem começou bem foi o Arsenal. Os Gunners venceram a décima partida seguida como visitante somando todas as competições ao fazer 2 a 1 no Olympique de Marselha.

Já no lado azul de Londres não houve festa. Oscar até abriu o caminho com mais um gol em Liga dos Campeões (ano passado ele fez cinco gols), mas Stocker e Streller (não é dupla sertaneja suíça), garantiram a virada do Basel na primeira grande zebra da fase de grupos. Outro resultado que pode ser analisado como surpreendente foi o empate da Juventus na Dinamarca. A Vecchia Signora, atual bicampeã italiana, empatou com o modesto Copenhagen e repetiu o feito da temporada passada quando ficou no 1 a 1 com o Nordsjælland.

O Manchester City não repetiu os tropeços das últimas temporadas. Venceu na República Tcheca e teve em Yaya Touré, o melhor do time há tempos, o dono do gol mais bonito dos três impostos ao Viktoria. Outro que não deu sopa ao azar foi o Milan. Mesmo sem a força de outras gerações o modesto time que veste a pesada camisa rosonera bateu o Celtic por 2 a 0 no San Siro. Muntari e o zagueiro Zapata fizeram os gols. Outros defensores que brilharam foram os do grupo C. Em Portugal Djuricic fez o primeiro, mas Luisão, zagueiro brasileiro, garantiu a vitória do Benfica sobre o Anderlecht. Já em Pireus o Olympiacos até jogou bem contra o PSG, fez um golaço com Weiss (o mais bonito da rodada), mas não suportou a força aérea parisiense. O volante Thiago Motta, em lances que parecia um replay e Marquinhos, deram a vitória ao PSG. Cavani, a segunda contratação mais cara desta janela de invrno, fez o outro gol francês.

Falando em preço alto, Hulk, a maior aquisição do Zenit, desencantou pelo clube de San Petersburgo e marcou um golaço contra o Atlético de Madrid. Porém, os colchoneros também tinham brasileiros inspirados e a dupla Miranda e Léo Baptistão ajudou a construir a primeira vitória do time de Diego Simeone na Liga. Outro argentino em alta no grupo G foi Lucho González. O ex-meia do River Plate marcou o gol único da vitória do Porto sobre o Áustria Wien, na Áustria, após cruzamento do brasileiro Danilo, ex-Santos. E se a legião brazuca do Porto decidiu, o maior reduto tupiniquim na Europa também esteve em alta. Em San Sebastián, na Espanha, o Shakhtar Donetsk venceu a Real Sociedad por 2 a 0 e Alex Teixeira, cria do Vasco, foi o protagonista com dois gols.




 
 












Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top