Lucas Valério
lucasluis_valerio@hotmail.com
Há cerca de 20 dias, Rogério Ceni teve uma atuação soberba. O termo, utilizado por muitos para analisar a personalidade do arqueiro, é o adjetivo correto para o que ele fez em Santiago, contra a Universidad Católica. 10 ótimas defesas. 5 espetaculares. Pela alta rejeição a ele, tal adjetivo nunca vai pegar, mas poderia. Ceni poderia ir para o dicionário brasileiro como Zlatan está no "Auréliosson", da Suécia.
Um exemplo. A manchete "Tim Krul tem atuação espetacular e segura o Tottenham" poderia ser trocada por "Tim Krul tem atuação ceni e segura o Tottenham". E meu exemplo pode ser embasado pela jornada ceni do goleiro holandês. Neste domingo, pela 11ª rodada da Premier League, o Newcastle venceu o Tottenham por 1 a 0. Vitória em White Hart Lane (casa do Tottenham) e que alçou os Magpies ao nono lugar. Méritos de Remy, autor do único gol. Bela participação de Cabaye, ótimo francês, que comandou o meio-campo do clube no norte da Inglaterra na etapa inicial.
Porém, no segundo tempo, os 11 jogadores do Newcastle se resumiram Tim Krul. O holandês fez 14 defesas no jogo todo. Na etapa final, as mais espetaculares. A primeira, aos 4 minutos, parou um chute de Erikssen, de dentro da pequena área. Com os pés, Krul salvou. Aos 7 minutos veio a intervenção mais incrível. Após falta cobrada por Sigurdsson, a bola desviou na barreira, Krul, no contra pé, defendeu. No rebote, foi corajoso e se jogou a frente de Kaboul para evitar o empate.
Krul ainda teve um deslize. Aos 18 minutos, após chute de Townsend, o arqueiro deu rebote na cabeça de Soldado, mas contou com a sorte, e, após cabeçada fraca do espanhol, garantiu, mais uma uma vez, o zero no placar dos Magpies. O duelo com Townsend estava interessante, e aos 25 minutos, após chute cruzado, nova defesa díficil de Krul. O holandês apareceu mais uma vez aos 36, quando Paulinho revebeu dentro da área, chutou a queima roupa, mas, com os pés, foi parado por Krul. A atuação era tão ceni que, aos 38, após cabeçada de Vertonghen, a impressão foi de nova defesa, mas a bola parou na trave. Para sorte de Krul. Para a sorte do Newcastle. Para o terror dos Spurs. O domingo dos torcedores do Tottenham será como aquela quarta para os da Católica. Uma noite ceni de Krul e uma vitória que deve ficar na conta da incrível jornada do holandês no norte de Londres...