Há partidas de futebol que deveriam proporcionar feriado mundial. Automaticamente. Liverpool x Everton é um desses jogos. O simples encontro entre o vermelho e o azul dos rivais de Liverpool torna o duelo artisticamente garboso. É como em Buenos Aires, com o azul e ouro boquense misturado ao vermelho e branco millionario. É futebol.
Infelizmente, o segundo duelo da temporada entre Everton e Liverpool será nesta terça-feira. Dia útil. Horário nada fútil. Mesmo assim, quem puder zapear, pare na ESPN. A emissora irá “ignorar” os líderes Arsenal e Mancester City, que jogam às 17h45. Tudo porque, às 18h00, é hora do Merseyside Derby. Pela 22ª rodada da Barclays Premier League, os rivais da Terra dos Beatles farão a principal batalha entre ambos nas últimas décadas.
O Liverpool de Brendam Rodgers tem 43 pontos e ocupa a quarta posição. Estaria hoje na terceira fase eliminatória da Liga dos Campeões 2014/2015. Feito simples para o tamanho dos Reds. Feito histórico se levarmos em conta o retrospecto recente. E o Everton? Fora da Champions League desde a temporada 2005/2006 (quando caiu nas eliminatórias para o Villarreal), os Toffes querem ir além. O time de Roberto Martinez tem 42 pontos, está no cangote vermelho e não se contenta em terminar à frente do Liverpool (como fez na temporada passada). O Everton quer se estabelecer entre as potências e retomar o status de grande.
A combustão dos ingredientes garante um dérbi magno. Nas prévias, impossível não imaginar que o incrível 3 a 3 da primeira metade da EPL pode ter sido apenas uma entrada para o prato principal. Ainda há outros fatores, como a invencibilidade do Liverpool em Anfield Road. Nos últimos 13 derbis, seis vitórias dos Reds e sete empates. O último triunfo do Everton, na casa do rival, foi em 1999, quando Kevin Campbell garantiu o 1 a 0. No agregado dos estádios, são seis partidas sem vitória do Everton (três últimos jogos terminaram empatados).
OS DESTAQUES
Luís Suarez e Romelu Lukaku. Em meio à outras feras, como Gerrard e Baines, não há como negar o estrelismo (positivo de ambos). El Conejo Suárez é o artilheiro da EPL com incríveis 22 gols. São oito a mais que Sérgio Aguero, do City, o vice-artilheiro. Em paz com a torcida e com uma conclusão afiada, o camisa 7 é a grande atração dos Reds.
Já no Everton, Lukaku está longe dos grandes artilheiros do Inglês. Porém, seus noves gols o colocam como o melhor marcador dos Toffes. No duelo da primeira metade, ele marcou duas vezes e mostrou que sabe o caminho para derrubar o rival. O problema do belga é que nos últimos nove jogos, fez apenas um gol. Hora de acabar com a seca?!
OS TIMES
O dérbi desta terça-feira pode marcar a estreia de Lacina Traore no ataque do Everton. Apesar de despistar, o técnico Roberto Martinez conta com o ex-jogador do Monaco para derrubar os Reds. Desfalque certo é o lateral-esquerdo costarriquenho Bryan Oviedo. Ele fraturou uma das pernas no final de semana e pode até ficar fora da Copa do Mundo.
Phil Jagielka, Sylvain Distin, Antolin Alcaraz, Seamus Coleman, Ross Barkley and Steven Pienaar também estão fora. Em compensaçaõ, o lateral-esquerdo e ídolo Tofe, Leighton Baines, renovou contrato por mais quatro anos e afastou qualquer chance de ir para o Manchester United.
No Liverpool, o brasileiro Lucas Leiva está fora por dois meses e integra o Departamento Médico ao lado de Jose Enrique, Daniel Agger, e Glen Johnson. O vokante Joe Allen e o lateral-esquerdo Mamadou Sakho são dúvida.
LIVERPOOL FACTS
#_O Liverpool não perde em casa na Premier League há oito rodadas. O único tropeço foi no duelo mais recente, quando empatou em 2 a 2 com o Aston Villa. Os Reds marcaram ao menos dois gols em cada um destes oito jogos e em seis jogos, fez três gols ou mais.
#_64% dos gols do Liverpool na Premier League foram marcados no primeiro tempo.
#_Luis Suarez precisa fazer apenas um gol para igualar a marca de 2012/2013: 23 gols
#_Steven Gerrard é o artilheiro do Merseyside Derby. O capitão dos Reds já fez sete gols contra o maior rival.
EVERTON FACTS
#_O Everton não perde há sete jogos como visitante na Premier League. Foram três vitórias e quatro empates no período. A melhor marca dos Toffes na história, como forasteiros, aconteceu entre setembro e dezembro de 2010, quando ficaram oito jogos sem perder longe do Goodson Park (2 vitórias e seis empates).
#_Roberto Martinez pode alcançar contra o Liverpool sua 100ª vitória como treinador. Se isso correr, será sua 12ª vitória pelo Everton na Premier League. O espanhol estreou nesta temporada no clube de Liverpool. Na temporada passada, venceu a FA Cup no comando do Wigan.
#_Lukaku marcou duas vezes contra o Liverpool no primeiro dérbi da temporada. Porém, o belga já tem outros dois gols marcados conra os Reds. Pelo West Bromwich, Lukaku marcou duas vezes na temporada passada quando encontrou o agora arquirrival.