domingo, 28 de fevereiro de 2016

Só uma tragédia impedirá que o campeão inglês quebre um tabu histórico

A Premier League 2015/2016 já teve 27 rodadas. Manchester City e Liverpool que decidem a Copa da Liga Inglesa neste domingo (28) e Everton e Newcastle (que seriam adversários da dupla neste final de semana) são os únicos com 26 jogos. A rodada do final de semana terminou há pouco, com a vitória do Manchester United por 3 a 2 sobre o Arsenal. Domingo que também teve a suada vitória do Tottenham sobre o Swansea por 2 a 1 e que consolidou uma projeção otimista para aqueles que amam a quebra de um tabu histórico.

Leicester e Tottenham são os ponteiros da EPL a 11 jogos do encerramento. Os Foxes tem 56 pontos e os Spurs 54. A diferença do Leicester para o Arsenal, terceiro colocado, ficou em cinco pontos. Por mais que haja 33 pontos em disputa, é uma distância considerável. Até porque não haverá mais o encontro entre as equipes. O quarto colocado e ainda respirando por aparelhos é o Manchester City. Derrotado por Leicester e Tottenham no Etihad, os Citiziens estão nove pontos atrás do líder.

Por mais que os azuis tenham um jogo a menos, parece que só uma tragédia impedirá que o campeão inglês quebre um tabu histórico. O Leicester é o grande azarão. Nesta temporada, é o segundo time do coração de quase todo amante do futebol. Jamais venceram o Campeonato Inglês. Nem mesmo na era amadora. O mais perto que chegou foi um vice-campeonato em 1928/1929, quando o Sheffield Wednesday ficou com a taça. Já os Spurs não vencem o Inglês desde 1960/1961.

Um jejum cinquentenário que proporcionará no próximo final de semana um dos maiores 'North London Derby' das últimas décadas. Ambos lutam pelo título e apesar de bem menor, o jejum do Arsenal também incomoda. São 10 temporadas sem título! No sábado (5), às 9h45, Os rivais do norte da capital inglesa se enfrentam em White Hart Lane. O clássico pode acontecer já com uma distância diferente da atual. Na quarta (2), o Tottenham visita o West Ham e o Arsenal recebe o Swansea. Enquanto isso o Manchester City, único que não liga para tabus, visita o Liverpool e recebe o virtual rebaixado Aston Villa.

Ao final destas duas rodadas será possível saber ainda mais se as últimas voltas serão de perseguição não apenas pela taça, mas também pela quebra de marcas históricas. O Leicester, que recepcionará o West Bromwich e visitará o Watford, tem a condição de chegar à 30ª rodada com uma vantagem ainda maior sobre os concorrentes.

LIGA DOS CAMPEÕES - Já a briga pelas vagas na Liga dos Campeões parece mais clara. Leicester e Tottenham já abriram 12 e 10 pontos, respectivamente, sobre o Manchester United, quinto colocado. A briga dos Red Devils será com o City, hoje três pontos à frente e com um jogo a menos que os vermelhos. A presença da dupla na fase de grupos também segue firme, já que a diferença para o City segue em crescimento. Já significa a quebra de um tabu. Desde 2002/2003, quando a UEFA ampliou para quatro as vagas para as federações melhores ranqueadas, sempre houve a presença de pelo menos três membros do quinteto mais poderoso (ou rico): United, Arsenal, Liverpool, Chelsea e Manchester City. A presença de Leicester e Tottenham quebra um cenário e indica que a temporada tem muito mais perfil de quebra de tabus do que de tragédias...

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top