terça-feira, 27 de agosto de 2013
Arsenal e Basel avançam fácil; Schalke e Steaua no suor
A Liga dos Campeões já conhece 27 dos 32 participantes da fase de grupos. Os cinco mais recentes integrantes da etapa que antecede os mata-matas foram definidos nesta terça-feira, 27. Arsenal, Basel, Schalke 04, Steaua Bucareste e Austria Viena passaram pela última sessão dos playoffs e estarão no sorteio dos grupos na quinta-feira.
Das classificações a mais fácil foi a do Arsenal. A crise entre torcida e Arsene Wenger não entrou em campo pelo playoff diante do Fenerbahçe. E após ter vencido o jogo de ida em Istambul por 3 a 0 os Gunners apenas sacramentaram o avanço de fase com um truinfo de 2 a 0 no Emirates Stadium. Os dois gols foram marcados por Aaron Ramsey, aquele mesmo, famoso por marcar gols apenas em datas que próximas a mortes de celebridades. Quem será a próxima vítima? De Ramsey não sabemos, mas o mais recente do Arsenal foi o Fener e o clube londrino emplacou 12 vitórias em 12 jogos na história dos playoffs da Champions League.
Outra classificação sem muito trabalho foi do Basel. Surpresa da temporada 2011/2012 ao eliminar o Manchester United na fase de grupos, os suíços venceram o Ludogorets, da Bulgária por 2 a 0 no estádio St. Jacok-Park e fechou o agregado em 6 a 2. Os gols foram marcados por Frei e Dagen. Já nos estádios Austria Arena, Wojska Polskiego e Toumba o level foi alto. Na Austria o Austria Viena estave próximo de uma amarelada histórica diante do Dinamo Zagreb. Os austríacos saíram na frente com Mader, aos 5 minutos do primeiro tempo e aumentaram a vantagem que já era grande após a vitória por 2 a 0 na Croácia. Só que Brozovic, Fernandes e Beciraj viraram o jogo e o panorama e com os 3 a 1 o time de Zagreb avançava. Só aos 37 minutos da etapa fina, quando Hosiner encontrou Kienast, que o Austria conseguiu voltar à fase de grupos após sete anos.
Na Polônia o Steaua Bucareste, campeão de 1986 nem precisou vencer para eliminar o Legia Varsóvia. No estádio Wojska Polskeigo o time romeno empatou em 2 a 2 e devido aos dois gols fora de casa entrou nos grupos. O resultado agregado foi 3 a 3. Classificação suada, mas com menos litros pós transpiração que a conquista do Schalke 04. Os alemães haviam empatado na ida com o PAOK, da Grécia por 1 a 1 e chegou a abrir o placar com Szalai, aos 43 do segundo tempo. Só que na virada de campo os gregos empataram com Athanasiadis, aos oito minutos. O gol empurrou o Schalke pro ataque e os azuis reais voltaram a ficar em vantagem com Draxler, aos 22. O PAOK não desistiu e até esboçou uma reação aos 34 minutos com Katsouranis, mas Szalai, no minuto final, sepultou as esperanças gregas e garantiram o time do Vale do Rürh na fase de grupos.
Jogos de volta do playoff da Liga dos Campeões da Europa (Imagens ESPN Brasil)
Arsenal 2 x 0 Fenerbahçe - Emirates Stadium - Veja os gols
Basel 2 x 0 Ludogorets - St. Jaokb-Park - Veja os gols
Austria Viena 2 x 3 Dinamo Zagreb - Veja os gols
Legia Varsóvia 2 x 2 Steaua Bucareste - Veja os gols
PAOK 2 x 3 Schalke 04 - Veja os gols