Caça à Juventus. Assim poderia ser batizado o Campeonato Italiano na temporada 2013/2014. A Serie A vai começar no sábado, 24, com dois jogos e em um deles estará justamente a principal vedete da competição. A Juve foi campeã nas duas temporadas anteriores com folga. E a scuderia, que já era forte, ficou ainda mais encorpada. O atacante Carlitos Tevez deixou o Manchester City e aportou em Turim para fortalecer um dos raros setores alvo de críticas dos tifosis bianconeros. A Juve também agregou ao seu plantel ofensivo o espanhol Fernando Llorente, que deixou o Athletic Bilbao após litígio com o clube basco.
Vucinic, Matri, Quagliarella, Iaquinta, Anelka e Bendtner nunca foram unanimidades e com a nova dupla a Vecchia Signora será ainda mais difícil de ser batida. No meio-campo Andrea Pirlo segue como maestro, com Arturo Vidal como motor essencial e o francês Pogba com elevadas chances de ter sua temporada de afirmação. O jovem volante, oriundo do Manchester United, esteve na última conquista do Scudetto e possui um estilo que lembra Patrick Viera. Na defesa a receita está na solidez do trio da seleção Italiana, Barzagli, Chiellini e Bonucci e na experiência do goleiro Gianluigi Buffon.
OS CONCORRENTES
- Ao enumerar os clubes que podem evitar o tricampeonato bianconero o topo da lista não tem hoje Milan e Internazionale. Os rivais da “capital da moda” não estão atualmente entre as principais tendências do Calcio. Após temporadas fartas de títulos como a Liga dos Campeões da Europa e craques como Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Eto’o e Sneijder, Milan e Inter passaram por reformulações bruscas nos elencos e possuem poucas chances de taça. E se conseguirem entrar no páreo será muito mais pelo peso das camisas rosonera e nerazzurri. No Milan o destaque é Mario Balotelli, no elenco desde janeiro. Já a Inter teve uma renovação significativa no banco de reservas com a contratação de Walter Mazzarri. O técnico teve boas campanhas à frente do Napoli e agora terá a missão de reerguer a Inter.
NAPOLI NA COLA
- Assim como em 2012/2013 o grande rival da Juventus tem tudo para ser o Napoli. O clube partenopei fez boa Liga dos Campeões há dois anos, foi vice-campeão italiano na temporada passada e parece maduro para brigar pelo Scudetto mesmo com a saída de Edinson Cavani. O terceiro maior artilheiro da história do clube foi vendido para o PSG (FRA) e a missão de substituí-lo caberá a outro sulamericano. Gonzalo Higuain foi um dos três atletas do Real Madrid que chegaram ao San Paolo e pela grana investida é o mais badalado. Higuaín custou R$ 88 milhões aos cofres do Napoli. O veloz atacante Callejón e o lateral Albiol são os outros ex-merengues importados pelos Partenopeis. Nesta sexta o Napoli ainda anunciou a contratação do bom atacante Duván Zapata. O colombiano estava no Estudiantes, da Argentina. Os azzurros ainda contrataram o experiente goleiro espanhol Pepe Reina, ex-Liverpool e Rafael, ex-Santos. Eles foram contratados para suprir ao desligamento de Morgan De Sanctis, que foi para a Roma. E toda essa tropa anti-Juve será comandada por outro novato no San Paolo, o técnico espanhol Rafa Benitez. Após um período como interino no Chelsea o treinador terá a missão de fazer a torcida reviver os tempos de Maradona, Careca & Cia. Outra missão de Benitez será conciliar a disputa pelo Scudetto com a Liga dos Campeões e claro, buscar com o Napoli um replay da temporada 2004/2005 pelo Liverpool e sagra-se campeão europeu mais uma vez.
VIOLA ALEMÃ - Outro clube que tem boas chances de surpreender na disputa pelo Scudetto é a Fiorentina. O time é muito bem dirigido pelo promissor Vicenzo Montella, ex-jogador da Roma. Agressiva e ousada, a squadra Viola ganhou um reforço importante para a temporada. Em baixa na Alemanha, Mario Gomez deixou o Bayern de Munique para assumir o papel de protagonista em Florença. Matador e frio em grandes jogos, o Super Mario deve ser um substituto à altura de Jovetic. O montenegrino foi negociado com o Manchester City por cerca de R$ 60 milhões e era a grande estrela nas últimas jornadas. Outra baixa importante foi o suíço Seferovic, que está indo bem na Real Sociedad. Juan Cuadrado (Udinese) e Joaquin (Málaga) foram reforços importantes para o setor ofensivo. Já no meio a Viola conta agora com a experiência e truculência de Massimo Ambrosini, que após mais de uma década deixou o Milan.
ROMANA INCÓGNITA - Lazio e Roma nunca podem ser ignoradas, mas, para a temporada atual da Seria A, surgem como grandes incógnitas. A derrota por 4 a 0 para a Juventus na final da Supercopa, no domingo, 18, mostrou uma Lazio fraca para brigar com a própria Juve pelo título. Já a Roma vem de uma temporada de ascensão e se mantiver Eric Lamella poderá brigar por uma das três vagas na Liga dos Campeões.
CASA DE APOSTAS
Campeão - Napoli
Liga dos Campeões - Juventus (direto) / Fiorentina (playoff)
Liga Europa - Milan, Internazionale e Roma
Rebaixados - Livorno, Catania e Genoa