O que Mogi Mirim, EUA e Atlético de Madrid tem em comum? Todos foram as primeirras vítimas de Neymar. A carreira profissional do superstar começou em 2009 e logo em sua segunda partida, contra o Mogi Mirim, no Pacaembu, Neymar foi para as redes. No ano seguinte, convocado pela primeira vez, anotou o primeiro tento com a camisa do Brasil em amistoso com os EUA. E nesta quarta-feira, 21 de agosto, o ex-santista foi para as redes pelas primeira vez com o uniforme do Barcelona.
O gol foi aos 24 minutos do segundo tempo. O Barça perdia por 1 a 0 para o bom time do Atlético de Madrid. Daniel Alves cruzou da direita e Neymar, feito um raio, surgiu nas costas de Juanfran. O gol garantiu não apenas um bom resultado culé em Madrid, mas também uma tranquilidade necessária neste momento de adaptação de Neymar na Espanha. Se a mídia de Barcelona o protegerá, pode ter certeza que a da capital espanhola fará de tudo para minimizá-lo. E se Gareth Bale chegar para criar a concorrência de duplas entre Bale-Ronaldo e Neymar-Messi a situação ficará ainda mais pesada para Neymar.
O gol também pode ajudar Neymar a iniciar pela primeira vez como titular no Campeonato Espanhol no domingo O Barça jogará contra o Málaga, na Andaluzia, e iniciar, desde já, entre os 11, será importante neste engatinhante momento do brazuca na Catalunha. Já seu novo parça, Lionel Messi, chegoou a um ponto preocupante da carreira. O argentino jogou apenas 45 minutos e saiu machucado. Se até 2/3 da temporada passada Messi tinha poucas lesões, agora La Pulga raramente está em 100% de suas condições. O barça precisará cuidar bem de sua jóia maior e a carreira de Messi, aos 25 anos, chega a um ponto de discussão nunca antes tocado. O melhor do mundo aguantará, fisicamente, seguir anos-luz à frente da maior parte de seus concorrentes?
Ficha técnica: Atlético de Madrid 1 x 1 Barcelona
Estádio: Vicente Calderón, em Madrid. Público presente: 52.000.
Atlético de Madrid: Courtois; Juanfran, Miranda, Godín, Filipe; Diego Costa (Cristian 'Cebolla' Rodríguez), Mario Suarez, Gabi, Koke (Oliver Torres), Arda (Leo Baptistao); e David Villa.
Barcelona: Víctor Valdés; Daniel Alves, Piqué, Mascherano, Jordi Alba; Iniesta, Sergio Busquets, Xavi (Song); Alexis, Messi (CescFábregas) e Pedro (Neymar).
Gols: David Villa aos 12 minutos do primeiro tempo para o Atlético de Madrid. Neymar aos 21 minutos do segundo tempo para o Barcelona.
Cartões amarelos: Juanfran, Filipe Luis, e Mario Suárez (Atético de Madrid). Sergio Busquets e Jordi Alba (Barcelona).
Árbitro: Alberto Undiano Mallenco.