Uma das mais elegantes ligas nacionais, o Campeonato Inglês (Barclays Premier League) começa no próximo sábado, 17. Entre as novidades para a temporada 2013/2014 a mais sensível está nos bancos de reservas. Das sete principais forças da competição, quatro passaram por alterações no comando técnico. Manchester United, Manchester City, Chelsea e Everton iniciam o Inglês com novos treinadores. Já Arsenal, Liverpool e Tottenham viraram a sessão com repeteco de comando. As novas figuras, com novos bonés, garantirão um quê de surpresa e a hierarquia dos clubes de Manchester poderá ser quebrada. Um palpite sensato? Dá Chelsea. Um feeling? Cuidado com o Tottenham!
Como listei sete clubes para uma análise mais específica e meu G-13 à parte, dividirei este mini-guia da Premier League em três partes. Nesta primeira, Manchester's Clubs.
MANCHESTER UNITED – Atuais campeões ingleses os Red Devils perderam a lenda Sir Alex Ferguson. Após 26 anos a frente do clube de Manchester o escocês aposentou-se e outro cara da terra do whisky assumiu o United. David Moyes deixou o Everton e terá a missão de conduzir um elenco muito parecido ao do ano passado ao título. A principal baixa foi a segunda aposentadoria de Paul Scholes, que nem titular era. Outro reserva que marchou foi o sul-coreano Park Ji-Sung, que retornou ao PSV, da Holanda.
Já se for confirmada a saída de Wayne Rooney, o peso será maior e por isso o clube já pensa em seu substituto. Cesc Fábregas foi tentado, mas o espanhol disse que seguirá no Barcelona. Mesut Özil, do Real, e Luiz Suarez, do Liverpool, surgem como alternativas. Já o grande desejo é Gareth Bale, do Tottenham. O galês também é assediado pelo Real Madrid.
Se houver novos insucessos, a aposta caseira deve ser Shinji Kagawa. O japonês começou tímido em sua primeira temporada no United após brilhar no Dortmund, mas na reta final deu mostras de que pode assumir a função. O bom para o camisa 10 do Japan Team é que a genialidade artilheira de Robin van Persie parece estar afiada. The Dutchman iniciou a temporada com dois gols na final da Supercopa da Inglaterra (The FA Community Shield) e pode reger do campo a nova orquestra de David Moyes.
MANCHESTER CITY – Nem mesmo o vice-campeonato inglês na temporada passada e a idolatria dos citiziens mantiveram Roberto Mancini no comando do Manchester City. O italiano foi demitido ainda na temporada passada e ao fim do campeonato o chileno Manuel Pellegrini foi contratado. Dono de bons trabalhos na Espanha, principalmente por Villarreal e Málaga, Pellegrini não brilhou no Real Madrid e terá nova chance em alto nível no City.
O clube de Manchester perdeu o argentino CarlitosTevez, que foi para a Juventus. Já a sólida base com Yaya Touré, David Silva e Sergio Aguero foi mantida. Chegaram ainda os espanhóis Jesus Navas, ponta-direita e AlvaroNegredo, centroavante, ambos do Sevilla. Para o ataque o sérvio Stevan Jovetic foi adquirido junto à Fiorentina e tem potencial para ser um dos grandes na Premier League. Outra boa contratação foi o brasileiro Fernandinho, ex-Atlético-PR e que após oito anos no Shakhtar Donetsk terá a chance de brilhar em um grande centro.