segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Autuori cai, Muricy confirma nova volta 93 meses depois

O São Paulo trocou mais uma vez de treinador. Paulo Autuori foi demitido e Muricy Ramalho assumiu o comando do clube. A informação foi noticiada em primeira mão por Vitor Birner por volta das 18h10 desta segunda-feira, 9. São praticamente 93 meses depois de Muricy substituir Autuori em um Tricolor bem diferente do atual. Em janeiro de 2006 o São Paulo, campeão do mundo, voltou às mãos de Muricy nove anos depois de sua primeira saída. O cara do lema "Aqui é trabalho, meu filho", já havia prestados serviços técnicos ao São Paulo entre 1994 e 1997. Na segunda passagem, sucessos nos pontos corridos do Brasileiro, fracassos nos mata-matas e demissão em 2009.

De lá para cá os problemas e interesses políticos levaram o clube de Soberano a rebaixável em pouco tempo. JJ, Leco, Baptista, MAC, Aidar, Casares. Todos participaram do processo que tornou piada afirmar que o São Paulo é um clube modelo. No último jogo da 2ª Era Muricy, contra na Liberta de 2009, eu estava lá, em um Morumbi com 54 mil torcedores que pediam a cabeça do técnico no mesmo volume em que o deseja agora.

E após ficar três anos e meio seguidos no CT da Barra Funda Muricy volta a um clube que se transformou em uma máquina de moer treinadores. Ricardo Gomes, Sérgio Baresi, Adilson Baptista, Paulo César Capergiani, Emerson Leão, Ney Franco e Paulo Autuori não resistiram a um turbulento corredor da morte morumbiano. Além disso, apenas neste brasileiro o clube chega ao terceiro técnico em uma mesma competição. Saída desesperada e estatística comum a rebaixados. E defender o continuismo dos técnicos não significa ser advogado do mau retrospecto de Paulo Autuori. Em 17 jogos o campeão da América e do Mundo em 2005 ganhou apenas três vezes (dois no Brasileiro), empatou quatro e perdeu 10. E, diga-se de passagem, desde aquele 18 de dezembro de 2005 Autuori não faz um bom trabalho. Gremio, Cruzeiro e Vasco apostaram naquilo que Autuori foi um dia e não deu certo. Autuori, aliás, faz parte da minha teoria de que meteóricos bons trabalhos devem fugir de replay. Autuori estreou com um 5 a 1 no Corinthians no Pacaembu e foi embora com um 1 a 0 sobre o Liverpool no Japão. O suficiente para voltar ao São Paulo apenas para receber placar e não uma carta de demissão.


MURICY É A SOLUÇÃO? 

Se Muricy irá salvar o São Paulo de um rebaixamento que soa inevitável, não sei. Desde 2011 ele não se reinventa e não reinventou seu antigo clube, o Santos. Taticamente Muricy nunca foi brilhante e se alguém quiser ver espetáculo, que vá ao teatro, porque o Muricybol está de volta. A questão é que o atual momento do São Paulo gerá a necessidade de vitórias arrancadas á fórceps, ignorando qualquer tipo de beleza.

Muricy também precisará, entre tantas coisas, inserir gás em Paulo Henrique Ganso, seu pupilo no Peixe, e ressuscitar um Luís Fabiano que baixou ao nivel Rondón de qualidade. Ainda há outras perguntas como, Lúcio voltará? Osvaldo acordará? a base será ignorada? Algum reforço de última hora chegará? São muitos problemas em um desesperado São Paulo, que, mais uma vez, muda de técnico, já que mudar de diretoria, só pode em abril de 2014. E olha lá... 
Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top