Cinco jogos, quatro derrotas e um empate. Um empate contra o Náutico, que com nove pontos em 63 disputados faz pré-temporada na Série-A visando a Série-B de 2014. As derrotas para Internacional e Botafogo, fora de casa, são aceitáveis. O problema foi perder para o Goiás em casa (mesmo com a boa fase goiana) e para uma Ponte Preta em péssima fase (memso que em Campinas).
O mau momento individual de Emerson Sheik, Paolo Guerrero e Danilo somou-se à temporada mais do que irregular do caríssimo Pato e à instabilidade de Cássio. E tudo estourou no lado mais comum de estourar, Tite. De Deus em 2012 o técnico passou a Lúcifer em 2013, mesmo que tenha acrescentado um Paulista e uma Recopa à sua lista de troféus. Em sua conta está a falta de capacidade para mudar o esquema tático, encontrar vida no meio campo sem Paulinho e dar viagra ao elenco.
Hoje o Corinthians é um time broxa. É aquele cara que já galanteou e conquistou as melhores mulheres nas baladas recentes e não encontra mais motivação para flertar com novas garotas. O que este time quer? Vaga recorrente no Mundial? Oras, para qualquer torcida do mundo o importante é pegar geral, mesmo que ela não seja estilo panicat. Assim, o sem tesão Corinthians encara amanhã o Cruzeiro. E, se futebol é momento, hoje ninguém joga melhor que a Raposa e um dos méritos do time de Marcelo Oliveira é a tara constante.
Os três setores jogam de forma compacta e com uma volúpia defensiva, que somada à qualidade do ataque, lembra e muito o Corinthians de 2012. Aquele velho time de Tite. E é justamente contra seu espelho celeste que o Timão poderá trocar a camisa com “Yes, I’m Broxa” por “I’m Back”. Este retorno, ao estilo fênix, já aconteceu duas vezes com o Timão de Tite. A mais emblemática, em 2011, tirou o time de uma “tolima” lascada.
A vitória sobre o rival Palmeiras, três dias após o vexame na Colômbia, manteve Tite no Parque São Jorge e em dezembro o clube ganhou o Brasil. No ano seguinte, após cair da ponte no Paulistão, o time cresceu e embalou para ganhar a América e o Mundo. Amanhã, mais uma vez após sofrer uma queda diante da Ponte Preta, o alvinegro pode ressuscitar e partir para um final de ano longe das crises que não cercam o Parque São Jorge desde a broxante derrota para o Tomila. Ou, se fechar a sena sem alcançar o orgasmo, comprovar que a impotência aterrissou e não vai levantar fácil...
PS.: Meu palpite: Corinthians 2 x 0 Corinthians com dois gols de Gil.
NOTA: Narro Corinthians x Cruzeiro pela Rádio Clube AM de Itapira a partir das 15h00. A bola rola ás 16h00. Acompanhe pelos 930 am ou pelo radioam930.com/.