sábado, 21 de setembro de 2013

Southampton derruba o (ex) invicto Liverpool. Há vida sem Coutinho?

Liderança, bom futebol, o artilheiro e a esperança. Estas quatro cartas estavam na mão do Liverpool quando o clube entrou em campo para enfrentar o Southampton pela quinta rodada do Campeonato Inglês. Mas, neste sábado em Anfield Road, os Saints impuseram aos Reds a primeira derrota na Premier League e mudou um pouco o curso da jogatina vermelha. A derrota quebrou uma sequencia de 10 jogos sem derrota em casa. Outra marca derrubada foi a sequencia de 12 jogos invicta do Liverpool na Premier League. A última derrota havia ocorrido na temporada passada justo com o... Southampton!

1 - O primeiro lugar ainda é dos Reds, mas Arsenal e Tottenham podem ultrapassá-lo amanhã. Os Gunners jogam contra o Stoke City em Londres e os Spurs visitam o Cardiff no País de Galês. Chelsea, Manchester City e Manchester United, com sete pontos, podem empatar em pontos.
2 - O bom futebol não foi visto em Anfield e muito por culpa de Phillippe Coutinho, ou melhor, por sua ausência. Machucado o brasileiro ficará 40 dias fora e após a derrota deste sábado a Coutinho-dependência liga o sinal de alerta.
3 - O artilheiro Daniel Sturridge não funcionou desta vez. Tentou em chutes de longe, mas passou em branco, pela primeira vez, em cinco jogos.
4 – A esperança de ver o Liverpool campeão após 23 temporadas ainda existe, mas ganhou um poço de desconfiança. Nas últimas temporadas a maior vilã dos Reds foi a instabilidade em casa contra times menores. Contra os Saints, primeiro tropeço.


O jogo começou truncado. O Liverpool com Kolo Touré, Skrtel, Agger e Sakho formando o sistema defensivo não sofria pressão, mas também absteve dos avanços pelas laterais. Apenas aos 20 minutos veio a melhor chance e Gerrard e Boruc protagonizaram “o” lance do primeiro quarto de jogo. Em falta frontal sofrida por Aspas o capitão dos Reds partiu, bateu e o goleiro polonês salvou o gol certo. Defesa espetacular em uma cobrança espetacular de Gerrard. Seria o Boruc Ceni o goleiro dos Saints? 11 minutos depois Sturridge foi derrubado dentro da área, pênalti não marcado e muito contestado pela impaciente torcida em Anfield Road.

No intervalo Brendan Rodgers sacou o meia-atacante Iago Aspas e mandou o lépido Sterling para o jogo. Era preciso mais. O Liverpool fez cinco gols na atual EPL, mas todos no primeiro tempo. Com o tabu em jogo a mudança burocrática do manager foi penalizada. Aos oito minutos a bola parada de Mauricio Pocchetino entrou em ação. Escanteio da direita, cabeçada meio de nuca, meio de pescoço de Lovren e gol dos visitantes. O Liverpool sentiu o golpe. No lance seguinte Pablo Osvaldo saçaricou para cima da defesa e chutou no canto, para defesa monstruosa de Mignolet. A resposta dos Reds veio apenas em uma cobrança de falta. E o novo Gerrard x Boruc terminou com boa intervenção do arqueiro dos Saints, em chute no canto direito da meta.

Os goleiros, de fato, eram os protagonistas. Aos 21 minutos Mignolet salvou o Liverpool três vezes em três segundos. Shaw invadiu a área, passou pelos confusos zagueiros dos Reds e chutou à queima roupa. O goleiro belga pegou, no rebote a bola bateu em Sakho e Mignolet salvou de novo e com Shaw pronto para a segunda rebatida, o goleiro salvou mais uma vez. Atrasado, Brendan Rodgers sacou um dos quatro zagueiros (Skrtel) e mandou o meia Luís Alberto a campo. Nada mudou. O Liverpool pouco criava. O Southampton apenas cozinhou o jogo. Na melhor chance dos Reds (e principal vacilo da defesa visitante), Sterling recebeu lançamento e quando sairia na cara de Boruc dominou mau, dando aos Saints a posse de bola e tirando do Liverpool a última chance de caminhar sozinho na liderança por mais uma rodada na Premier League.

Como eles entraram em campo:
Liverpool: Mignolet, Toure, Skrtel, Agger, Sakho, Gerrard, Lucas, Henderson, Aspas, Moses, Sturridge. Subs: Brad Jones, Jose Enrique, Alberto, Sterling, Ibe, Kelly, Wisdom.
Southampton: Boruc, Clyne, Fonte, Lovren, Shaw, Wanyama, Schneiderlin, Lallana, Osvaldo, Rodriguez, Lambert. Subs: Kelvin Davis, Steven Davis, Ramirez, Ward-Prowse, Cork, Chambers, Hooiveld.
Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top