Antes de apresentar o GUIA DA LIGA DOS CAMPEÕES DO BLOG DO LUCAS VALÉRIO - peço a licença para um bate-papo informal. Desde criança me acostumei a colecionar albuns de figurinhas, mas como o dinheiro para os cromos quase sempre era um luxo, parti para a coleção de guias. campeonatos nacionais, internacionais, Copas do Mundo. A mania serviu de estímulo e hoje produzo meu primeiro guia online a respeito de uma gigante competição. Não é fácil colocar em um só lugar todas as informações sobre o maior torneio de clubes de futebol do mundo, mas cá está o resultado. Espero que este Guia da Liga dos Campeões possa ajudar a quem tem fome de informações (como eu). Bom apetite!
O GUIA DA LIGA DOS CAMPEÕES
O Guia da Liga dos Campeões 2013/2014 conta com 78 postagens. Nesta viagem pelo Velho Continente vocês encontrarão, além deste texto de abertura, uma coletânea de informação de cada grupo. Para chegar a este ponto do guia basta clicar nas respectivas imagens identificadoras das chaves (abaixo). Em cada post sobre os grupos há informações sobre a história, ficha técnica, últimas campanhas, mercado de transferências, craque do time e lista de inscritos. Nestes últimos itens há uma abertura específica para que você possa conhecer os jogadores que foram escolhidos pelos 32 clubes para disputar a fase de gruos. No espaço reservado para o mercado de transferências e craque do time, ainda há uma análise sobre o mercado de cada uma das equipes e sobre o jogadores que pode ser o diferencial dos 32 postulantes ao título de campeão europeu nesta temporada.
APRESENTAÇÃO DA LIGA DOS CAMPEÕES 2013/2014
A Liga dos Campeões da Europa (UEFA Champions League) chega à sua 59ª edição nesta temporada, mas o charme é de uma jovem de 20 anos. A competição organizada pela UEFA (Union of European Football Associations) reúne nesta temporada 76 equipes. Destas agremiações, 44 já ficaram pelo caminho nas fases eliminatórias e apenas 32 seguem na chamada fase de grupos. Esta etapa começa na próxima terça-feira, 17 de setembro, com oito jogos.
A definição dos grupos ocorreu em sorteio promovido em Monaco e que colocou diversos encontros marcantes antes mesmo dos mata-matas. No grupo B, por exemplo, Real Madrid e Juventus colocam duas das principais camisas da Europa em disputa e quem pensa que avançarão fácil, carrega um ledo engano. Se o Copenhagen deve ser o azarão, o Galatasaray pode complicar as coisas para Real e Juve e conta com um (quase) sempre decisivo Drogba no comando do ataque. Na temporada passada, aliás o Real foi o responsável por derrubar o sonho turco de chegar às semifinais.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Palco da final: o caminho agora é para Lisboa
Regulamento da Liga dos Campeões da Europa
Finais da Liga dos Campeões da Europa
Ranking dos campeões da Liga dos Campeões
Outro duelo que parece sempre pronto a se repetir é Barcelona x Milan. As equipes tem se enfrentado constantemente nos útlimos anos e o mais recente encontro foi nas oitavas-de-final da temporada passada. O grupo H conta ainda com Ajax e Celtic, ou seja, é a única chave com 100% de presença campeã: são 16 títulos, nada mal, hein?!
Neste ano, porém, não temos nenhuma chave que possamos chamar de grupo da morte. Entre os mais equilibrados estão o A e o F. No grupo A o Manchester United puxa a fila de favorito a uma das duas vagas nas oitavas-de-final, porém, Shakhtar Donetsk, Bayer Leverkusen e Real Sociedad são clubes que podem complicar a vida de qualquer time nesta temporada. No grupo F o equilíbrio é ainda maior, com o Arsenal de Özil surgindo como camisa mais pesada, porém, contra um ótimo Borussia Dortmund e um entusiasmado (e também bom por que, não?), Napoli. O Marselha é quem corre por fora na chave, porém, ao lado do Dortmund, é um dos que já tem uma taça na chave.
No grupo D, Bayern de Munique e Manchester City surgem como favoritos dilatados contra CSKA e Viktoria Plzen. A principal novidade está na chegada de Pep Guardiola, que tem a missão de levar o multicampeão Bayern além dos feitos de Jupp Heynckes (ou seja, Marte é logo ali, Pep). Já no grupo E o Chelsea não deve ter dificuldade para avançar em primeiro. Com Mourinho de volta, os Blues querem pela primeira vez conciliar um título de Champions com seu técnico-ídolo. Em 2010, sem o Chelsea, Mourinho ganhou com a Inter. Já em 2012, sem Mourinho, o Chelsea venceu com Roberto di Matteo. No grupo C o sorteio conspirou para o PSG avançar de fase sem problemas, ao lado do Benfica, o cabeça-de-chave que todos queriam pegar. Olympiacos e Anderlecht são azarões! Já no grupo G, está tudo em aberto. Exceção ao Austria Wien, que deve passear até dezembro e curtir sua volta à Liga dos Campeoões após sete anos, Atlético de Madrid, Porto e Zenit devem brigar à foiçadas por uma vaga nas oitavas. E você, quais seus pitacos para a Champions League que bate à porta?!