O início de temporada do Everton não foi das melhores. Três jogos, três empates e o trabalho de Roberto Martinez demorava a engrenar. Também pudera. Após 10 anos os Toffes mudaram o comando ao perder David Moyes para o Manchester United. Fellaini, outra peça importante, também trocou a cidade dos Beatles pela região da indústria no Reino Unido.
O começo de 2013/2013 para Romelu Lukaku também não foi empolgante. Pelo contrário. O belga, autor de 17 gols pelo modesto West Bromwich na sessão passada retornou ao Chelsea e iniciou a temporada sob moral com José Mourinho. Atacante canhoto, alto e forte, seria uma alternativa excêntrica ao estilo padrão de Fernando Torres e Demba Ba. Só que na final da Supercopa da Europa, no quinto pênalti, o belga pôs nas mãos do goleiro Manuel Neuer sua chance de fincar bandeira em Stamford Bridge.
LEIA MAIS:
O erro colocou o Everton no caminho de Lukaku e ele tratou de agradecer a hospitalidade neste sábado. No estádio Upton Park, em Londres, o belga fez o gol da suada vitória do Everton sobre o West Ham. Gol aos 40 minutos de um bom jogo no oeste da capital inglesa. E Lukaku nem foi titular, entrou no segundo tempo na vaga de Jelavic, que ainda não engrenou na temporada. Quando Martinez mandou Lukaku para campo o jogo estava 1 a 0 para o West Ham.
O gol marcado no primeiro tempo por Morrison dava a vantagem aos Hammers até os 17 da etapa final. Foi quando Baines empatou. 14 minutos depois pênalti estranho para o West Ham e Noble, com precisão, desempatou. Baines, aos 37, mais uma vez empatou a partida até que surgiu Lukaku e seu gol salvador. Com a vitória fora, a primeira nesta EPL, o Everton subiu provisoriamente para o quarto lugar, com nove pontos. São três empates (aqueles, de quando a fase não estava tão boa) e duas vitórias (além do West Ham, o Chelsea, outro londrino, caiu diante dos Martinez's Boys. Agora o Everton terá pela frente o oscilante Newcastle no Godson Park, em Liverpool. O jogo será na segunda-feira, 30, às 16h00. Já o West Ham visita o Hull City no sábado, 28, às 11h00.