terça-feira, 15 de outubro de 2013

Copa de 2014 - EUA garante novo capítulo da novela mexicana

Por Lucas Valério
lucasluis_valerio@hotmail.com

Foi impressionante. O final da terça e o começo da quarta-feira foi empolgante na zona da Concacaf das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. E o dramalhão principal foi vivido pelo México. O país, acostumado às novelas recheadas de dramas, viveu uma eliminatória com roteiro digno da dramaturgia da Televisa.

Em dez jogos os mexicanos fizeram apenas 11 pontos. Campanha pífia para a mais vencedora equipe da região que abrange as américas do Norte e Central além do Caribe. E destes dez jogos o que mais configura o atual momento mexicano foi o último. Nesta madrugada os mexicanos saíram de San José derrotados pela Costa Rica. 2 a 1 para La Sele e comprovação de que há muitos vilões no enlatado tricolor.

Chicharito Hernandez, estrela do United e grande artilheiro em outras épocas, foi inofensivo. Em todos os sentidos. Peralta constribuiu com um gol inútil e também pouco fez. Outro que também foi mu foi Rafa Marquez, experiente, mas já passado, ex-zagueiro do Barcelona. A seleção mexicana ainda ficou sem Carlos Vela, que está muito bem na Real Sociedad, que se recusou a atuar pela Tricolor. Como resultado do catadão o desespero.

Com a derrota por 2 a 1 e a falta de força para ao menos empatar na Costa Rica, as atenções se voltaram à Cidade do Panamá. Em quarto lugar com o empate parcial entre Panamá e EUA, o México ficava com a repescagem como consolação. Como prêmio pela péssima eleiminatória. Mas, a oito minutos do fim, o Panamá ficou a frente dos EUA. O resultado causou festa na capital panamenha e tensão entre os mexicanos. O drama da teledramaturgia estava com roteiro pronto, com os vilões mexicanos terminando em maus lençóis. Porém, autodenominados (e nada mocinhos), os EUA resolveram salvar o México. Rivalidade à parte, os norte-americanos marcaram duas vezes nos acréscimos, ceifaram o sonho panamenho e deram a vaga na repescagem no colo do México. Agora os tricolores enfrentarão a Nova Zelândia em novembro e, convenhamos, é mais fácil imaginar que o drama seguirá em alta e que o fim, neste novo capítulo, termine com México eliminado para os neozelandeses.

MAIS CONCACAF - Com a rodada final as eliminatórias da Concacaf terminou com EUA (22 pontos), Costa Rica (18) e Honduras (15) classificados de forma direta para a Copa do Mundo. Já o México, com 11, vai à repescagem. O Panamá, com oito, terminou em quinto e a Jamaica terminou na lanterna com cinco pontos.

AMÉRICA DO SUL - O Uruguai venceu a Argentina, mas pela campanha ruim na parte central das eliminatórias, irá à repescagem. A Celeste joga contra a Jordânia, da Ásia. Argentina, Colômbia, Chile e Equador confirmaram vaga no Brasil. Na Europa estão garantidos na Copa as seguintes seleções: Bélgica, Itália, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Espanha, Suíça, Bósnia e Rússia. Destaque para a classificação inédita da Bósnia, de Edin Dzeko, para a Copa. Portugal, Croácia, Ucrânia e Grécia serão as cabeças de chave na repescagem e enfrentarão Suécia, França, Islândia ou Romênia.
Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top