domingo, 22 de março de 2015

Barcelona x Real Madrid: Um mini-guia para você acompanhar o bélico clássico cheio de munição

Vai assistir o clássico entre Barcelona e Real Madrid na tarde deste domingo? Precisa, deseja ou simplesmente gosta de estar bem informado no pré-jogo? Então você está no lugar certo. O grande encontro entre culés e merengues acontece neste domingo (22), às 17h00 (horário de Brasília) pela 28ª rodada do Campeonato Espanhol 2014/2015. O Barcelona lidera a Liga com 65 pontos, apenas um mais que o rival. A ultrapassagem ocorreu após uma série ruim do Real, que enroscou em Villarreal (1 a 1) e Athletic Bilbao (0 a 1) e viu o Barça somar três vitórias após a derrota caseira para o Málaga (0 a 1), no dia 21 de fevereiro. Mas os números obviamente não se resumem à esfera global. Ao falar das grandes estrelas do clássico, é possível perceber porque o Barcelona vive fase mais consistente.

Em 2015, Lionel Messi marcou 20 gols e deu 12 assistências. Já Cristiano Ronaldo fez nove gols e deu apenas três passes para tentos blancos. O argentino participou de 54% dos gols catalães, enquanto Ronaldo apenas de 38% dos tentos merengues. O único dado favorável ao português em 2015 é o de número de expulsões, já que ele viu o vermelho na vitória sobre o Córdoba e Messi ainda não foi excluído. Mas é óbvio que o jogo não se resume aos sobrenaturais atletas. Há coadjuvantes excepcionais nos dois lados. O trio MSN (Messi, Suárez e Neymar), é a referência de um 4-3-3 montado por Luís Enrique.


O time catalão segue com a mesma ideia de deter a posse de bola imposta desde os tempos de Johan Cruyff e conta com Cláudio Bravo no gol, Daniel Alves e Alba nas laterais, Piqué e Mathieu na zaga. O meio-campo, sem Busquets, machucado, terá Mascherano como cabeça de área e Rakitic e Iniesta como armadores mais centralizados, deixando ao tridente ofensivo a função de abrir os espaços na defesa do Real.


No tabuleiro merengue, Carlo Ancelotti iniciará o jogos com peças despojadas em posições muito semelhantes à do Barça. Até o 4-3-3 é similar. Com a volta de Sergio Ramos e Modric, o Real Madrid só não conta com James Rodríguez entre suas peças fundamentais. O gol, mais uma vez, terá Casillas. Carvajal ocupa a lateral direita e Marcelo a esquerda. No miolo defensivo, Ramos será o parceiro de Pepe e a frente deles será escalada uma linha que atuou apenas uma vez como titular.


A formação medular, como gostam de chamar os espanhóis, é composta por Luka Modric, Isco, Toni Kroos e Gareth Bale. Os quatro foram titulares somente na derrota por 4 a 2 para a Real Sociedad nas primeiras rodadas do Espanhol. Após entradas de um ou outra peça no decorrer do jogo, são apenas 196 minutos (122 em La Liga). A última vez foi no duelo com o Schalke 04, quando Modric retornou de lesão e a escalação dos quatro jogadores coincidiu por 33 minutos. É claro que, do quarteto, Bale é quem desgarra para formar o ataque ao lado de Benzema e Cristiano Ronaldo e assim dar vida ao trio BBC.


Já uma variante possível no meio-campo pode ocorrer de Modric e Kroos formarem a dupla de volantes, com Isco livre para atuar em uma faixa mais ofensiva, ao lado de Cristiano e Bale. Neste caso, o 4-2-3-1 poderia abrir as alas não tem bem marcadas por Alves e Alba e expor o Barça como no primeiro jogo desta temporada, em Madrid. Naquele 3 a 1 triturador do Real, as alas estavam ofertadas a um real letal. Aquele foi o último confronto entre as equipes, que em anos anteriores se enfrentavam com uma frequência maior, mas que agora contam com um Atlético de Madrid que tem substituído ambos em diversas disputas, como em mata-matas de Copa do Rei, Supercopas e até na Liga dos Campeões. E quem perder hoje, terá tanto o Atlético (59 pontos) quanto o Valencia (60 pontos) no retrovisor...


FATOS


# Enquanto o Real Madrid descansou no meio de semana, o Barcelona teve compromisso pela Liga dos Campeões. O Barça venceu o Manchester City por 2 a 1 e avançou para as quartas de final, quando enfrentará o PSG. Já o Real fará mais um dérbi da capital com o Atlético

#Desde que perdeu por 1 a 0 no Anoeta, no início do ano, o Barcelona emplacou uma série de 17 vitórias em 18 jogos na soma de todas as competições.

# Cristiano Ronaldo marcou nove gols até entre 1º de janeiro e 22 de março. Em 2014, foram 16 gols e em 2013, 21. O português foi vaiado pela torcida merengue na derrota por 4 a 3 para o Schalke 04, pela Liga dos Campeões.

# Lionel Messi soma 47 gols e 21 assistências na temporada. Para muitos, esta é a melhor versão do argentino, que parece compenetranado na missão de desbancar as últimas Bolas de Ouro de Cristiano Ronaldo...

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top