terça-feira, 19 de novembro de 2013

Pé na Copa - "Um Mundial sem mim não vale a pena ver"

Lucas Valério
lucasluis_valerio@hotmail.com

A frase que nomeia este post é a ideal para o debate que abro com vocês, caros e raros leitores. O sueco Zlatan Ibrahimovic, afirmou logo após a eliminação de sua seleção, "um Mundial sem mim não vale a pena ver". Dono de um repertório antológico de gols, passes, dribles e claro, muita modéstia (hahahaha), Ibra será um dos Caras que o Mundial não verá em 2014. A lista de bons e até ótimos jogadores é tão grande, que uma ideia surreal me veio a mente nesta terça.

A FIFA deveria conceder apenas 30 vagas para o Mundial. Uma seria do país-sede. A outra, de um combinado mundial. Grandes jogadores, de seleções eliminadas, deveriam estar na Copa, para o bem do espetáculo. A ideia, na alta cúpula da entidade, seria batizada de "Resto do Mundo". Na pelada, estariam dizendo. "Os caras tão montando uma seleção, assim não vale".

E eu selecionaria, para o gol, Petr Cech. O tcheco não tem cula de sua seleção depender de um otimo, mas ultrapassado Rosicky. Titular do Chelsea há mais de cinco temporadas, é um dos principais goleiros do mundo. Na lateral direita, Lucas Piszczek, seria a melhor opção. O polonês possui rara capacidade de marcação e ofensividade. É titular do Borussia Dortmund.

A defesa seria formada pelo dinamarqueês Agger e pelo sérvio Vidic. Rivais na Inglaterra, onde defendem, respectivamente, Liverpool e Manchester United, garantiriam muita raça e experiência ao setor. Para fechar a defesa, Alaba seria o lateral esquerdo. O austríaco é titular do Bayern de Munique e, entre tantos craques, é o batedor oficial de pênaltis.

No meio-campo, empolguei. O mais "defensivo" merece as aspas. Artilheiro do Arsenal na temporada, o volante Aaron Ramsey é muito mais meia no esquema de Arsene Wenger. Ótimo finalizador, também é um dos cérebros do equilibrao meio-campo Gunner. Mais avançados, Hamsik e Mkhitaryan seriam os armadores do time. O eslovaco Hamsik é o principal jogador do Napoli. Capitão, é ídolo da torcida napolitana e esperança para quebrar o jejum de mais de 20 anos sem um Scudetto.

Já Mkhitaryan é armênio. Com chances mínimas de um dia ir a uma Copa, o camisa 10 do Borussia Dortmund foi o artilheiro do Shakhtar Donetsk em 2012/2013 e vive boa fase no clube alemão. Grande finalizador e hábil, apesar da altura, chegou a ser testado e ignorado pelas categorias de base do São Paulo há muitos anos.

Gareth Bale defende País de Gales, e, assim como foi com Giggs, deve passar carreira sem Copa

No ataque, a força máxima. Ibrahimovic já disse. Além de se chamar de Deus, disse que o Mundial sem ele seria sem graça. Por isso, ajudei, e o convoquei para jogar no catadão. Suas virtudes, eu citei no começo do texto. Usaria a 10. Ao lado do sueco, com a 11, o galês Gareth Bale. Jogador mais caro da história do futebol, o ex-atleta de Southampton e Tottenham chegou ao Real Madrid por R$ 300 milhões. É uma espécie de Cristiano Ronaldo canhoteiro e, adaptado, está provando seu valor pelo clube merengue. Assim como o compatriota Giggs, deve passar a carreira toda sem saber o que é um Mundial.

Já a camisa 9 será de Robert Lewandowski. Apenas os 4 gols marcados, na semi da Liga dos Campeoes, diante do Real, já o credenciariam. Mas, o polonês, é mais do que aquilo. O camisa 9 do Borussia Dortmund tem umarelação tão íntima com a rede, que a bola até bate nele de vez em quando, para entrar no gol.

Abaixo, minha lista de convocados, inclusive com os 12 reservas. Se você não está fazendo nada e quiser perder tempo com sugestões, o espaço é todo seu. Comente no blog, no face ou no twitter.

Petr Cech, titular do Chelsea, um dos melhores do mundo
na posição, mas fora da Copa após eliminatórias ruins da República Tcheca


__________________________________________________

GOLEIROS
1 - Petr Cech - República Tcheca / (Chelsea - INGLATERRA)
12 - Wojciech Szczesny - Polônia / (Arsenal - INGLATERRA)

ZAGUEIROS
3 - Daniel Agger - Dinamarca / (Liverpool - Inglaterra)
15 - Nemanja Vidic - Sérvia / (Manchester United - Inglaterra)
4 - Martin Škrtel - Eslováquia / (Liverpool - Inglaterra)
14 - Stefan Savić - Montenegro / (Fiorentina - Itália)

LATERAIS

2 - Lucas Piszczek - Polônia / (Borussia Dortmund - Alemanha)
13 - John O'Shea - Irlanda / (Sunderland - Inglaterra)
6 - David Alaba - Áustria / (Bayern de Munique - Alemanha)
16 - Aleksandar Kolarov - Sérvia (Manchester City - Alemanha)

MEIO CAMPISTAS

18 - Arda Turan - Turquia / (Atlético de Madrid - Espanha)
23 - Aden Ljajic - Sérvia / (Roma - Itália)
20 - Christian Eriksen - Dinamarca / (Tottenham - Inglaterra)
17 - Marek Hamsik - Eslováquia / (Napoli - Itália)
8 - Tomas Rosicky - República Tcheca / (Arsenal - Inglaterra)
25 - Henrik Mkhitaryan - Armênia / (Borussia Dortmund - Alemanha)
22 - Pierre-Emerick Aubameyang - Gabão / (Borussia Dortmund - Alemanha)

ATACANTES

10 - Zlatan Ibrahimovic - Suécia / (PSG - França)
9 - Robert Lewandowski - Polônia / (Borussia Dortmund - Alemanha)
11 - Gareth Bale - País de Gales / (Real Madrid - Espanha)
21 - Stevan Jovetic - Montenegro / (Manchester City - Inglaterra)
24 - Ádám Szalai - Hungria / (Schalke 04 - Alemanha)
19  - Demba Ba - Senegal / (Chelsea - Inglaterra)
Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top