Lucas Valério
lucasluis_valerio@hotmail.com
Sem maiores motivos começo hoje uma nova sessão aqui no blog. O Pé na Copa. Até que o Mundial de 2014 parta desta para uma melhor, vou dar meus pitacos sobre a Copa que nos bate à porta. E melhor data não há. Hoje foram definidos os 31 países que vão tentar fazer de 2014 um novo 1950. Ainda há os jogos entre Uruguai e Jordânia e Nova Zelândia x México. Mas, se Jordânia e Nova Zelândia passarem, vou na Faixa de Gaza com as bandeiras e Israel e Palestina e grito: "Vaaaaaaaiii, Jordânia".
Enfim, apostas à parte, vamos ao que interessa. No último dia das eliminatórias européias, Portugal, França, Grécia e Croácia passaram pela alfândega, e estarão no Brasil em 2014. Gregos e croatas avançaram sem muito suor. A França, pelo contrário, teve sua segunda Revolução. Os egos do vestiário foram deixados de lado e Les Bleus se classificaram de forma épica. Após perder a ida, em Kiev, por 2 a 0, viraram o confronto com um 3 a 0. Foi a primeira grande "remontada" da história das repescagens. E o Miss Terror 2001, Ribery, estará no Brasil.
Por falar em craque, a grande estrela da jornada foi o gajo Cristiano Ronaldo. O luso fez um duelo à parte com Zlatan Ibrahimovic na Suécia. Mesmo com o duelo de seleções, o confronto parecia de dois espadaxins, com outros 20 figurantes, em campo, devido aos criadores do futebol terem tido a ideia de encher o campo com 22 peças. Protagonistas do primeiro grande jogo do Mundial de 2014, Ibra e Ronaldo marcaram todos os seis gols do confronto de 180 minutos. Em Lisboa, o gol isolado do CR7 adiantou a vaga para os lusitanos.
Em Solna, após um primeiro tempo de poucas emoções, o camisa 7 do Real Madrid colocou os portugas na frente. A Suécia precisava de três gols para vir aoo Brasil e trazer as belas suecas. Ibra até ajudou, mostoru porque é craque e fez dois gols. Decisivos. Mas menos que os de Ronaldo. O luso empatou em seguida e, com seu terceiro gol na noite e quarto no agregado, garantiu-se na Copa (e Portugal virá de gaiato).
NÚMEROS MONSTRUOSOS DE RONALDO
Cristiano Ronaldo chegou nesta terça-feira, 19, a 395 gols na carreira. São 225 pelo Real, 118 pelo Manchester United, 5 pelo Sporting e 47 pela Seleção Portuguesa. Os quase 50 gols pelo seu país o tornaram o maior artilheiro da "equipa lusa" em todos os tempos. Ele está empatado com Pauleta (o Hernane Português) e passará até com os pés quebrados.
As estatísticas do CR7 são ainda mais impressionantes ao pensar apenas em 2013. Com o hat-trick, o marrento português chegou a 66 gols em 2013. 66 GOLS EM 55 JOGOS. Sozinho, Ronaldo tem mais gols que todo o time do Liverpool, que fez 61 no mesmo período. Os clubes ingleses, aliás, possuem poderio ofensivo inferior a CR7 sozinho. O Arsenal marcou 58 gols, o Manchester City 56, United e Chelsea 54 e Tottenham, 39. Todas estas estatísticas, somadas às assistências e participações diretas em gols, o credenciam a quebrar a hegemonia de Lionel Messi ao prêmio de Bola de Ouro. Por tudo isso, a Copa precisava de Ronaldo e ele deu um jeito de comprar as passagens...