Esperando por um milagre, Birmingham recebe Maribor, da Eslovênia pela última rodada do Grupo H. Para passar de fase, o time que disputa a Segunda Divisão inglesa precisa de um tropeço do Brugge contra o Braga na Bélgica. Partidas terão início às 18h05 (horário de Brasília) desta quinta-feira.
PRÉ-PARTIDA (PREVIEW) - BIRMINGHAM X MARIBOR
Por Lucas Valério
Quem já teve a oportunidade de assistir ao filme 'A Espera de um Milagre', com o ator americano Tom Hanks, sabe que nada é impossível, mas também que os finais não são sempre felizes (leia a sinopse do filme clicando aqui). Neste clima de incertezas, o Birmingham se une a outros ingleses que chegaram a última rodada da Liga Europa precisando de uma combinação de resultados para ir aos dezesseis-avos de final do torneio. Na quarta não deu para o Fulham e nesta quinta o Tottenham também briga contra o improvável.
Com sete pontos, o clube da cidade berço da banda de rock 'Black Sabbath', necessita vencer os eslovenos do Maribor no St. Andrews Stadium e torcer para que o Brugge perca em casa para o Braga. Como venceu a equipe belga fora de casa, os blues empatariam em número de pontos, mas estaria a frente no primeiro critério de desempate. O problema é que um empate na Bélgica garante Brugge e Braga na próxima fase e o famoso 'jogo de compadres' é temido em Birmingham.
Para cumprir ao menos sua parte na missão, o time comandado por Chris Hughton não deverá ter como titular o meio-campista Jean Beausejour, e Guirane N'Daw pode começar o duelo. No primeiro duelo entre as equipes, em Maribor, o Birmingham venceu por 1x2 com gols de Chris Burke e Elliott Wade. A classificação serviria para acalmar os animos da torcida, que não tem gostado nada da pífia campanha na Football Championship, segunda divisão da Inglaterra. Com 29 pontos, o clube está na 13ª colocação e distante das equipes que alcançam o acesso à Premier League.
BRUGGE X BRAGA
O encontro entre Brugge e Braga marca um cálculo inusitado. Líder do Grupo H, os belgas não estão classificados, mas o Braga, em segundo sim. Para entender basta recorrer aos critérios de desempate entre as equipes nos torneios da UEFA. O Brugge tem 10 pontos, assim como o Braga, mas como venceu fora de casa a equipe portuguesa, já entra em campo com a vantagem do empate para ser líder do grupo. Porém, caso perca, terá que torcer para que o Birmingham não vença, já que aí ingleses e belgas terminariam com 10 pontos, mas como o Birmingham venceu na Bélgica e empatou em casa, passaria de fase.
Para tentar puxar para si a liderança e colocar o Brugge em risco de eliminação, o Braga viajou para a Bélgica com uma novidade na lista de convocados. O atacante brasileiro Carlão, afastado da competição desde outubro, foi relacionado pelo técnico Leonardo Jardim. O treinador, aliás, conta apenas com 18 jogadores para a deslocação à Bélgica. Imourou, Nuno André Coelho, Ukra, Baiano, Paulo Vinícius e Zé Luís estão entregues ao cuidado do departamento médico e desfalcam os Guerreiros do Minho.
Taison é um dos destaques do Metalist e é desejado por São Paulo e Palmeiras para 2012 |
No Grupo C, idem B. Líder disparado, o PSV, da Holanda soma 13 pontos e recebe o lanterna Rapid Bucareste, da Romênia, apenas para cumprir tabela. Com nove pontos, e também qualificado aos dezesseis-avos de final da Liga Europa, o Légia Varsóvia, da Polônia vai até Israel enfrentar o Hapoel Tel Aviv.
Já no Grupo G, apenas a liderança tem dono. Com 13 pontos, o Metalist, dos brasileiros Taison (foto) e Cleiton Xavier é o dono do topo e jogará com tranquilidade diante do Az Alkmaar na Holanda. Os donos da casa, porém, precisam uma vitória para passar de fase sem usar a calculadora. Mas s eperder, precisará torcer por ao menos um empate do Austria Viena, que joga em casa contra os suecos do Mälmo. Um empate em Alkmaar e uma vitória do Austria Viena fará com que a vaga seja decidida no saldo de gols, com os austríacos precisando fazer 6x0 para se classificar.
0 comentários:
Postar um comentário