terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Com lembranças da 2ª Guerra Mundial, alemães do Schalke enfrentam israelenses do Maccabi

http://pt.uefa.com/MultimediaFiles/Photo/competitions/Comp_Matches/01/73/34/03/1733403_w2.jpgGarantido na liderança do Grupo J, o Schalke 04 entra nesta quarta-feira, 14, para cumprir tabela contra o Maccabi Haifa, mas o time israelense precisa do resultado para assegurar sua vaga na fase final da Liga Europa. Encontro entre alemães e israelenses também ressuscita lembranças da fatídica Segunda Guerra Mundial.

PRÉ-PARTIDA (PREVIEW) - MACCABI HAIFA X SCHALKE 04

Por Lucas Valério

A história envolvendo alemães e israelenses não é muito pacifica, principalmente quando remetemos a nazistas e judeus. Durante anos perseguidos pelos seguidores de Adolf Hitler, o povo judeu aos poucos se reconstruiu, e mesmo passando pelos interesses americanos e pela 'infinita' guerra com a Palestina, o país se desenvolveu e conquistou seu espaço também no futebol.

Agora, a história coloca os israelitas do Maccabi Haifa confrontando nos campos de batalha (futebolísticas) com o Schalke 04. Clube que, por coincidência, teve seu momento mais próspero nos nebulosos anos do nazismo. Desde a fundação do clube, em 1904, o Schalke conquistou sete Campeonatos Alemães. Seis destes títulos foram vencidos durante os doze mineiros protestantes, contou com a simpatia considerável do oficialismo de Hitler.

Hoje os Azuis Reais colocam os pés no Kiryat Eliezer em Haifa, cidade disputada por palestinos e israelenses logo após a queda do regime ditatorial alemão na Segunda Guerra Mundial. Ninguém imaginará bombas e conflitos, mas fugir da reflexão sobre mais um episódio histórico entre tantos no futebol beira o impossível. E diferente de outros negros anos, nesta quarta-feira, 14, alemães e israelenses podem celebrar juntos a chegada aos dezesseis-avos de final da Liga Europa.

O Schalke, aliás, já está garantido e com 11 pontos lidera com folga o Grupo J. O time de Gelsenkirchen não levará diversos atletas importantes para Haifa, como o holândes Huntelaar, artilheiro da equipe na temporada, Raúl, Jermaine Jones e Holtby. Por outro lado, Timo Hildebrand, provavelmente, fará seu jogo de estreia com a camisa do Schalke como goleiro titular. Sem maiores expectativas, o clube alemão pensa no jogo contra o Werder Bremen no próximo sábado em casa. Essa partida pode valer a primeira posição ao Schalke, dependendo dos resultados de Bayern de Munique e Borussia.

Já no Maccabi Haifa, o duelo vale muito. Muito mais do que passar por cima de um clube que tinha uma certa simpatia dos chefões da Alemanha Nazista, a partida vale a classificação à fase final. Com seis pontos, o clube do norte de Israel precisa apenas vencer os reservas do Schalke. Um empate ou uma derrota fará com que apenas outra igualdade, em AEK Larnaca, do Chipre e Steaua, da Romênia, no estádio Stadionul Naţional, em Bucareste classifique os israelenses. Caso o time de Haifa perca e haja um vencedor na Romênia, este estará garantido na fase final da Liga Europa.

O provável Schalke 04 deve ter Hildebrand; Uchida, Höwedes, Metzelder e Escudero; Höger, Moritz, Jurado, Baumjohann, Draxler e Marica. Já o Maccabi jogaria com Saranow; Buljat, Dgani, I. Cohen e Twatha; Boccoli, Golasa e T. Cohen; Dwalischwili, Katan e Amasha.

http://pt.uefa.com/MultimediaFiles/Photo/competitions/Comp_Matches/01/73/33/79/1733379_w1.jpg GRUPO K: Briga apenas pela ponta
Fechando as 12 partidas desta quarta-feira, o Grupo K terá dois duelos com diferentes sentidos. Na Áustria, o Sturm recebe o AEK, da Grécia, e ambos já estão eliminados. Assim, Anderlecht e Lokomotiv de Moscou brigam pela ponta e a vantagem é belga. Como tem 15 pontos contra 12 dos russos, o Anderlecht joga pelo empate. Para ajudar, caso perca, ainda terá como benefício os critérios de desempate.

Para superar estas adversidades, resta ao Lokomotiv, do brasileiro Welliton (que interessa ao Corinthians), vencer por dois gols de diferença marcando mais de três tentos ou simplesmente meter três de vantagem. Qualquer outra diferença dá a vaga em primeiro lugar ao Anderlecht, inclusive a repetição dos 0x2 que os belgas meteram na Rússia, já que aí será colocado o saldo de gols como critério e ainda assim o time da Bélgica terá vantagem.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top