sábado, 24 de dezembro de 2011

Futebol movimenta o Natal inglês no famoso 'Boxing Day' da Premier League

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKn0T7m-U1O2Q_YJNMjPLmrhnBg1UTovlBi5WCbGf8yfNwiUt9hyphenhyphenaY5hq1hIN9NEwyP7SH-3vyo85QpFhR2EJU2-wZkj5ZYEJgVuhMD3c5NS2-qNyBCb9qcJ6GdIgsyrSE5UP7vqbWjXdv/s1600/Boxing+day+sales.jpgO
O Torcida Esporte Clube é um ponto de encontro para os amantes do futebol, mas quem passa por aqui sabe que a principal cobertura é a respeito do futebol europeu. Com a aproximação do Natal e do Reveillon, o TEC deu uma desacelerada, já que os principais campeonatos do mundo param para um descanso, que engloba um inter-férias para seus atletas. Espanha, Itália, Alemanha, tudo volta a pleno vapor apenas em janeiro, mas um país vai na contra-mão, e ao invés de parar, acelera!

Históricamente o Reino Unido é um país marcado por manter religiosamente suas tradições e assim o aclamado Boxing Day entrou no futebol e não saiu mais. Originário nas classes mais abastadas e principalmente de ascendência bretanha, que trabalhavam durante o Natal e eram dispensados dos serviços apenas no dia 26, recebendo alguns bens em uma caixa, chamada de 'Christmas Box'. A data ganhou notoriedade com o crescimento da sociedade consumista pelo excesso de mercadorias de numerosos estabelecimentos comerciais. Com tantos produtos 'empacados', o mercado passou a entrar em liquidação, com produtos vendidos por preços significantemente menores do que os preços originais.

Assim, o 'Boxing Day' é um dos dias mais movimentados, em vendas totais, do comércio de numerosos países, notavelmente Canadá e Estados Unidos (apesar do termo Boxing Day ser raramente utilizada na última). Enfim, no Reino Unido, o Boxing Day é uma data comemorativa em relação ao esporte, com uma rodada completa de todos os seus campeonatos neste dia.

No princípio, o Boxing Day era um dia tradicional para os ingleses praticarem a caça à raposa. Aos poucos, essa 'modalidade' (será que dá para chamar isso de esporte?) perdeu espaço até ser proibida. Com isso, outros esportes passaram a organizar eventos e competições em 26 de dezembro para manter a tradição. Assim, surgiram as rodadas do Boxing Day em futebol, rugby union e rugby league, além de importantes páreos nos hipódromos do Reino Unido.

http://www.ballistyx.com.au/web_images/Marketing/boxing_day_sale3_v2.jpgDesde o final do século XIX, havia jogos de futebol em 25 e 26 de dezembro. A tradição era realizar dérbis locais nessas datas, sendo que o dia 26 era a partida de volta do dia anterior. A rivalidade tornava os duelos bastante atrativos e o público era melhor que a média do ano. Em 1957, foi realizada a última rodada de Natal no Campeonato Inglês, mas a do Boxing Day permaneceu no calendário. Com o tempo, os ingleses incorporaram outras rodadas nesse período do ano. Na temporada 2007/8, a tabela programou jogos em 22, 23, 26, 27, 29 e 30 de dezembro e 1º e 2 de janeiro. Quatro rodadas em 12 dias, considerando que cada rodada teve partidas em duas datas. Apenas em 24, 25, 28 e 31 de dezembro não houve jogos.

A maratona é desgastante e tem uma vida própria dentro do andamento do futebol inglês. Vários clubes não a suportam e caem de rendimento nesse período. Outros equacionam melhor sua condição física e conseguem uma seqüência de resultados interessantes. Nestas semanas, é comum as equipes usarem reservas em jogos menos importantes para poupar os titulares. Essas complicações geram muitas contestações.

Alex Ferguson, treinador do Manchester United há décadas e Sven Goran Erikson, ex-comandante da Seleção da Inglaterra, tentaram mexer com a o 'Boxing Day', mas não conseguiram. O motivo é simples. Os ingleses são muito agarrados a suas tradições e o Boxing Day, por pior que seja para os jogadores, é muito bom financeiramente. A audiência da televisão está entre as mais altas da temporada e a média de público nos estádios cresce nessas quatro rodadas.

Desse modo, dificilmente o futebol inglês deixará de ter as rodadas de final de dezembro e começo de janeiro. Uma maratona de futebol desgastante para clubes e jogadores, mas que acerta em cheio o desejo do inglês que quer ver futebol para curtir sua folga de fim-de-ano.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top