terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Marseille faz golaço no fim, vence Dortmund e vai ao mata-mata da Liga dos Campeões

http://pt.uefa.com/MultimediaFiles/Photo/competitions/Comp_Matches/01/72/97/19/1729719_w1.jpg
O Olympique de Marseille foi capaz de um milagre nesta terça-feira, contra o Borussia Dortmund. Os franceses perdiam por dois gols até o fim do primeiro tempo, mas buscaram a virada por 3 a 2 e a classificação para os mata-matas da Liga dos Campeões. O feito, no entanto, só foi possibilitado graças à uma pintura de Mathieu Valbuena, a dois minutos do fim do tempo regulamentar.

O jogo em Dortmund começou bastante truncado. O Borussia mantinha a posse de bola, mas não conseguia passar pela marcação francesa, enquanto o Marseille tentava aproveitar os espaços em contra-ataques, sem sucesso. O primeiro chute a gol só sairia aos 16 minutos, em tentativa de Mario Götze que Steve Mandanda encaixou sem maiores dificuldades. Aos 23, o Dortmund começou a construir a vantagem. Após sobra de bola na área, Robert Lewandowski ajeitou e Jakub ‘Kuba’ Blaszczykowski chutou cruzado, sem tempo de reação para Mandanda. O gol motivou os alemães, que passaram a exercer pressão e viram Lucas Barrios acertar a rede pelo lado de fora, após passe de Kuba.

O segundo do time da casa aos 32 minutos. Sebastian Kehl foi acertado na cabeça por Stéphane Mbia, em lance involuntário dentro da área. O capitão do Dortmund ainda precisou ser retirado de maca e acabou substituído por Antônio da Silva. Na cobrança do pênalti, Mats Hummels apenas deslocou Mandanda para balançar as redes. O Borussia seguia sua blitz e aos 39 quase anotou mais um. Götze arrematou rasteiro, de dentro da área, mas Azpilicueta apareceu de carrinho para salvar. Ainda assim, o Marseille conseguiu diminuir nos acréscimos, reavivando as suas esperanças. Amalfitano cruzou da esquerda e Remy completou de cabeça no canto.

O confronto seguiu nervoso no segundo tempo, com ambas as equipes errando demais a conclusão das jogadas. Na primeira chegada dos franceses, aos nove minutos, André Ayew cabeceou por cima do travessão. Gündogan respondeu em chute da entrada da área quatro minutos depois, mas Mandanda conseguiu fazer a defesa. Aos 25, Lewandowski tentou surpreender Mandanda da entrada da área, mas a finalização, desviada, saiu pelo lado do gol.

A aproximação do apito final brecou as iniciativas dos alemães, sem mais esperanças de buscar a diferença de quatro gols que necessitavam. As únicas chances de gols criadas se limitavam a chutes de longa distância. E, aos 39 minutos, o Marseille enterrou qualquer possibilidade de classificação dos donos da casa. Amalfitano cobrou escanteio pela direita e André Ayew cabeceou firme para as redes. O tento impulsionou o Marseille e, três minutos depois, a equipe foi buscar a virada, em um golaço de Mathieu Valbuena. O meia francês limpou a marcação e, do bico da grande área, acertou uma bomba, no ângulo de Weidenfeller. Era a classificação heróica para as oitavas de final.

Com dez pontos, os franceses terminaram na segunda posição do Grupo F, um ponto atrás do líder Arsenal. Já o Olympiacos, que venceram os Gunners por 3 a 1, acabaram em terceiro e irão para a fase seguinte da Liga Europa.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top