Porém a Bundesliga não se resume ao poderio técnico das maiores potenciais alemães da atualidade. Tampouco a primeira divisão se limita à produção dentro das quatro linhas. As arquibancadas são as camisas 10 da Bundesliga e são vestidas pelos craques da competição. O torcedor é talvez o maior espetáculo da competição, com a liga alemã liderando o ranking de média de público no mundo. Entre os clubes o torcedor fiel é mesmo o do Borussia Dortmund.
O clube aurinegro tem uma média de 80.558 espectadores por jogo e o Signal Iduna Park possui 100% de ocupação. O top five das médias ainda tem o Bayern em quarto lugar, com 71.000 torcedores por jogo e também 100% de lugares tomados. Em números absolutos os bávaros ficam, portanto, à frente do Barcelona, que possui média de 71.681 pagantes, porém, com apenas 72% do Camp Nou ocupado. Mas não são apenas as duas potências com destaque neste ranking. O Schalke 04 é o sexto em média com 61.771 torcedores e com 99% de ocupação. O Hamburgo é o oitavo, com média de 52.931 e possui 100% de ocupação.
TRANSMISSÃO: No Brasil apenas os canais ESPN transmitem ao vivo os jogos do Campeonato Alemão. Também é possível acompanhar pela internet no Terra.A organização da Bundesliga é cada vez melhor e a competição com 18 equipes garante um nivelamento em crescente entre o segundo escalão. Falta apenas um equilíbrio em relação ao Bayern. E é difícil imaginar que isso seja simples. Campeão da Liga dos Campeões, da Copa da Alemanha e da Bundelsiga em 2012/2013, o clube bávaro se reforçou com Pep Guardiola no banco de reservas. Ainda chegaram Mario Götze, melhor jogador de seu rival Dortmund e Thiago Ancantara, boa revelação do também poderoso Barcelona. Entre as saídas destaque apenas para Mario Gomez. O Super Mario, artilheiro da Bundesliga em 2011/2012, foi para a Fiorentina, mas já não goza de status de titular.
Já no Borussia Dortmund, sem Götze, houve três reforços sem grife, mas que podem surtir efeito nas mãos do ótimo Jurgen Klopp. O armênio Henrikh Mkhitaryan, artilheiro do Ucraniano pelo Shakthar Donetsk, chega para brigar com Lewandowiski no ataque. Já Pierre Aubameyang e Sokratis Papastathopoulos. O francês chega avalizado por duas ótimas temporadas pelo Saint-Ettienne. Em 73 jogos anotou 35 gols e também se destacou em assistências. Já o zagueiro grego atuava pelo Werder Bremem e substituirá Felipe Santana no elenco amarelo, já que o brasileiro foi para o rival Schalke 04.
Os azuis-reais, aliás, ainda não devem provocar tensão a Bayern e Borussia. Porém, é um dos candidatos ás vagas na próxima Liga dos Campeões da Europa ao lado de Bayer Leverkusen, Borussia Monchengladbach e Hamburgo. Eu também coloco o Mainz como possível zebra nesta disputa, já que o clube vermelho e branco somou ao bom elenco trabalhado por Thomas Tuchel peças como Christoph Moritz e Shinji Okazaki. Entre os azarões estão os recém-emergidos da Bundesliga2. Hertha Berlim e Eintracht Braunschweig foram os ascendidos, já que o Kaiserslautern não passou pelo Hoffenheim na repescagem. O Eintracht Braunschweig, aliás, foi rpomovido à segunda divisão em 2010/2011 e subiu para a elite após o vice-campeonato na jornada passada. Porém, o clube da Biaxa Saxônia já foi campeão alemão em 1967 e tentará retornar aos dias de glória em meio à uma nova Bundesliga. Nova e cada vez melhor.
Campeonato Alemão 2013/2014, 1ª rodada
Sexta-feira, 9 de agosto
15h30 Bayern de Munique x Borussia Monchengladbach (ESPN Brasil)
Sábado, 10 de
agosto
10h30 Hertha Berlim x Eintracht Frankfurt
10h30 Hoffenheim x Nuremberg
10h30 Augsburg x Borussia Dortmund
10h30 Hannover x Wolfsburg
10h30 Bayer Leverkusen x Freiburg
15h30 Braunschweig x Werder Bremem
Domingo, 11 de agosto
10h30 Mainz 05 x Sttutgart
12h30 Schalke 04 x Hamburgo