domingo, 11 de agosto de 2013

Com volantes frouxos o São Paulo está sem direção. Já Casemiro...

Futebol moderno. A união dessas duas palavras é cada vez mais usual no meio futebolístico. E neste sentido nada mais comum do que citar a evolução dos volantes. Esqueça Dinho, Doriva,, Dunga, Mauro Silva. Ser brucutu não é mais um diferencial para quem atua na posição. Claro que temos cães de guarda como Ralf e Pierre, figuras que dão suporte no meio de Corinthians e Atlético-MG com um incrível poder de roubadas de bola, mas que, se não são gênios com a bola, apresentam baixo índice no erro na saída de bola.

E é justamente neste sentido que surge a mutação dos volantes modernos. Além de marcar eles precisam de qualidade na saída de bola. Não precisam ser meias, pelo contrário, sã essenciais por surgirem como surpresa no ataque rival. E neste sentido temos Paulinho e Hernanes como expoentes entre os brasileiros. Na Europa a lista conta, entre tantos, com Schweisteiger, Xavi, Pirlo e Yaya Touré.
E é justamente esta a maior deficiência do atual São Paulo. Rodrigo Caio, Wellington, Fabrício e Denílson não conseguem nem ser cães ferozes e eficientes como Ralf e Pierre e estão anos-luz distante da modernidades do volantes contemporâneos.

Enquanto isso, neste sábado nos EUA, um ex-volante tricolor cavou uma vaga no Real Madrid. E olha que os merengues tem Xabi Alonso, Khedira, Illaramendi. Casemiro não quer saber, fez um partidaço em amistoso contra a Internazionale, com direito a uma assistência precisa para Cristiano Ronaldo marcar. O camisa 26 ainda deixou Morata pronto para fazer outro com uma cavadinha sensacional, mas o jovem atacante madrileño chutou longe.

Casemiro ainda teve movimentação, rapidez na saída de bola, eficiência no passe e força na marcação. A atuação encheu os olhos da imprensa de Madrid e principalmente do técnico Carlo Ancelotti, que assim como seu sucessor, não queria mais o volante no time B. Casemiro foi emprestado no começo do ano para o Real Madrid Castilla, mas os bons jogos o colocaram até na lista da última Champions League. Ele saiu do São Paulo por falta de tesão e alegação de problemas disciplinares. Hoje, num dos vestiários mais exigentes do mundo com brasileiros, ele começa a brilhar.

O bom momento de Casemiro mostra mais uma vez a falta de capacidade da atual diretoria do São Paulo para gerenciar problemas. Mas acima de tudo, mostra para Luís Felipe Scolari quem além de Fernando e Luiz Gustavo, há outro bom volante marcador com potencial para a Seleção. E, se seguir em ascensão, Casemiro pode cavar um lugar na Copa do Mundo de 2014.
Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top