terça-feira, 20 de agosto de 2013

Preview - Uma Supercopa argentina na Espanha



A decisão entre o campeão espanhol e o vencedor da Copa do Rei nunca foi tão argentina. Nesta quarta-feira, 21, Atlético de Madrid e Barcelona iniciam a briga pelo primeiro título da temporada 2013/2014 na Espanha. Mas por mais ibérica que seja a competição, as atenções estarão voltadas a dois argentinos.

Diego Simeone foi mais jogador, principalmente pela carreira em grandes clubes. A catimba e o temperamento sempre foi marca registrada do Cholo, que manteve a característica como treinador. No Atlético de Madrid ele foi responsável por tirar o elenco de um marasmo na temporada 2011/2012 para um título da Liga Europa e na temporada passada quebrou um jejum de 14 anos sem vencer o Real Madrid com um triunfo na final da Copa do Rei.

Já Gerardo Martino não teve tanto sucesso como jogador, porém, deu um salto maior que o compatriota na carreira de treinador. Há 13 anos no futebol sulamericano o técnico saiu de Rosario com vôo direto para um dos maiores clubes do mundo na atualidade. No Barcelona Tata Martino tem a missão de recolocar o clube culé nos trilhos da Champions League após dois anos de jejum. Porém, é claro, vencer dentro dos limites espanhóis é essencial em sua afirmação como técnico de alto nível. E neste início de projeção internacional para estes dois argentinos, vencer a Supercopa é um grande passo rumo a um tango mais tranquilo na temporada. E claro, a Simeone, desprovido de um elenco tão caro e de qualidade quanto Martino, decidir uma final em dois jogos é a grande oportunidade de terminar uma competição á frente de seu compatriota e colega de profissão.

A final – A Supercopa da Espanha é decidida em dois jogos. A partida de ida será nesta quarta, 21, às 18h00 (Brasília – 23h00 local) no estádio Vicente Calderón, em Madrid. Já o segundo jogo será no mesmo horário de quarta, 28, no Camp Nou, em Barcelona. Assim como na maioria das competições em formato de mata-mata os gols fora de casa tem peso dobrado.


História – Na disputa de supercopas entre Barça e Atlético há ampla vantagem culé. O Barcelona foi campeão 10 vezes e os colchoneros apenas uma. Foram quatro finais, sempre contra o Barça e a única taça foi conquistada em 1985 contra Terry Venables, Schuster, Archibald & Cia. Curiosidade – Em 208 partidas oficiais entre Barcelona e Atlético foram marcados 729 gols (412 do Barça e 317 do Atleti). A média é de aproximadamente 3,5 gols por jogo e assim fica difícil pensar em duas finais com poucos gols.

O Reencontro – A passagem de David Villa pelo Barcelona nunca foi como El Guaje pensou ao sair do Mestalla. Ídolo espanhol ainda no Valencia, o atacante chegou ao Barça pronto para ser o centroavante que poderia, enfim, substituir Eto’o. A passagem não foi tão frustrada quanto a do sueco Ibrahimovic. O ápice foi o gol na final da Liga dos Campeões 2010/2011 contra o Manchester United, porém, o camisa 7 nunca foi unanimidade no Camp Nou. Ao fim da temporada passada saiu da Catalunha por uma pechincha e logo em seu segundo jogo oficial pelo Atlético de Madrid já terá o Barça pela frente. Será “la venganza do Guaje contra seu ex-clube?

Metrô – O atípico horário de 23h00 local para as finais da Supercopa fez o Barcelona colocar a mão no bolso. O clube catalão pagará a prefeitura cerca de R$ 96 mil para que o sistema de Metrô funcione por mais tempo após a final da Supercopa da Espanha, na quarta-feira, 28. Assim como em São Paulo, o metrô de Barcelona opera até a 0h00. Como o duelo contra o Atlético de Madri vai começar às 23h00, o clube catalão teve que buscar um acordo para garantir o retorno dos torcedores após o jogo. A princípio, o último trem do metrô deverá sair à 1h00, mas a partida poderá ter prorrogação e pênaltis para a definição do campeão.


Ficha técnica: Atlético de Madrid x Barcelona
Estádio Vicente Calderón, em Madrid
Data: Quarta-feira: 21 de agosto de 2013. Hora: 18h00 (Brasília)
Atlético de Madrid: Courtois; Juanfran, Diego Godin, Miranda e Filipe Luís; Mario Suarez, Koke, Diego Costa e Gabi; Arda Turan e David Villa. Técnico: Diego Simeone.
Barcelona: Pinto; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Juan Alba, Busquets, Xavi e Iniesta; Pedro, Alexis Sanchez e Lionel Messi. Técnico: Gerardo Martino.
Árbitro: Undiano Mallenco.

Relacionados
Atlético de Madrid: Aranzubia, Courtouis, Diego Godin, Filipe Luis, Jimenez, Juanfran, Insua, Miranda, Demichelis, Manquillo, Mario Suarez, Tiago, Koke, Raul Garcia, Arda Turan, Cebolla Rodriguez, Gabi, Oliver, Adrian, David Villa, Diego Costa e Leo Baptistao.

Barcelona: Valdés, Pinto, Montoya, Piqué, Fàbregas, Xavi, Pedro, Iniesta, Alexis Sanchez, Messi, Neymar, Dos Santos, Mascherano, Bartra, Sergio Busquets, Jordi Alba, Tello, Dani Alves e Song. 
Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top