terça-feira, 22 de outubro de 2013

Ponte Preta faz história, elimina o Pasto e vai pegar o Velez na Sul-Americana

Por Lucas Valério / Fotos: AFP
lucasluis_valerio@hotmail.com

Um dos capítulos mais importantes da história da Ponte Preta foi escrito nesta terça-feira. A Macaca perdeu por 1 a 0 para o Deportivo Pasto, porém, pelo placar agregado (2 a 1), a equipe pontepretana conquistou a vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana. A Ponte segue e o próximo adversário será o Vélez Sarsfield, da Argentina. A data, ainda não se sabe, mas para o lado alvinegro de Campinas, pouco importa.

Exceção aos bugrinos (que tem o âmparo legal da rivalidade para questionar), o feito é histórico para o interior de São Paulo também. Avançar para uma fase tão aguda de uma competição continental, mesmo ela sendo a segunda divisão da Libertadores, é algo épico para um clube com o orçamento da Macaca. A classificação não teve um grande futebol, mas é impossível negar que os jogadores suaram sangue. Após o gol de Maurício Mina, a Ponte precisou se desdobrar em campo. Figuras como Régis e Roberto foram fundamentais e o clube segue um ritual comum nos últimos tempos.

A Macaca chega a um lugar nunca d'antes navegado em meio a uma briga contra o rebaixamento no campeonato nacional. No Brasileirão a Ponte está seis pontos atrás da primeira equipe fora da zona de rebaixamento (30 a 36 - Bahia). Sittuação idêntica vivia o Fluminense em 2009, quando usou a Sul-Americana para se motivar, foi vice da competição internacional (perdeu para a LDU) e escapou da degola. Em 2010 o Goiás também chegou à final da "Sula". Porém, não conseguiu escapar do rebaixamento. (Aliás, o Goiás chegou a eliminar o Palmeiras na semifinal, mesmo já rebaixado para a Série-B).

Outro caso de título inesperado em meio a briga contra o rebaixamento aconteceu na Inglaterra. O Wigan, clube de uma região próximo a Grande Manchester, conquistou a Copa da Inglaterra, competião mais antiga do mundo, na temporada 2012/2013. O título foi sobre o poderoso e bilionáro Manchester City. Os Latics, porém, não tiveram boa sorte na briga contra o rebaixamento e, pela primeira na história, foi rebaixado para a Championship, a segunda divisão inglesa. Os exemplos estão aí. Para o bem e para o mau. Resta à Ponte seguir com a força que demonstrou em Pasto. Com a raça e entrega mantida, o final da temporada pode ser bem diferente do que o céu nebuloso que se desenhava há um mês...

Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top