terça-feira, 5 de novembro de 2013
Novacoop, em vantagem, pega o Vila Dias na decisão da primeira divisão
Lucas Valério / Jornal O Impacto
lucasluis_valerio@hotmail.com
A edição 2013 da Série-A da Copa de Futebol Amador acaba amanhã. Após o último apito de Rogério Cardoso Genuário, não haverá tempo extra ou chance para reaver erros. Pela última vez, a elite do amador mogimiriano pisará nos gramados neste ano.
O último combate reunirá os melhores da temporada. Vila Dias e Novacoop serão os protagonistas de uma decisão definida em 180 minutos. Os últimos 90 terão início às 16h00, no estádio José Geraldo Solidário (Mirante). Após a primeira etapa da decisão terminar em 3 a 0, os combatentes de azul podem até perder por dois gols de diferença que ainda assim, o Novacoop será, pela primeira vez, campeão da 1ª divisão.
Já o exército vermelho terá a missão de derrubar a ampla vantagem. Para ser bicampeão consecutivo e hexa alternado, o Vila Dias precisa de um triunfo com três gols de saldo a seu favor. A vantagem de atuar pela igualdade no placar agregado é oriunda da melhor campanha na classificação geral. Em 17 jogos o clube da zona Leste acumula dez vitórias, sendo três por placares que lhe garantem o troféu.
Um dos responsáveis por estes resultados elásticos é Gustavo Capone. Candidato a personagem principal da final, o atacante de 24 anos é o artilheiro do Vila Dias em 2013, com nove gols. “Ano passado fiz dois gols na final e espero que possa repetir isso e alguém faça mais um gol. Agora, independente de quem faça, o importante é revertermos essa desvantagem. É difícil, mas não impossível”, garantiu Capone.
O atacante afirmou que atuar no campo do Mirante, que possui dimensões reduzidas, não soa como a melhor opção para os atacantes. “O campo do Tucura e do Santa Cruz são maiores. Jogar no Mirante, com o time deles bem postado atrás, vai, com certeza, reduzir o espaço dos atacantes. Mas temos que ir pra cima. É ganhar de três ou perder de seis”, disparou.
Na visão de Capone, uma das armas do Vila Dias pode ser a bola aérea, graças à estatura dos zagueiros Jean, Paulão e Neneca. Porém, do outro lado, outro postulante a protagonista da final garante estar pronto para evitar o ataque no espaço terrestre e aéreo do Novacoop. Dú Cavalo, zagueiro e capitão do clube da zona Norte busca amanhã mais um título no Amador. Experiente, o defensor aposta na paciência para faturar a taça. “Com a vantagem de 3 a 0, temos que fazer um jogo consciente, como foi no de ida. Saber o momento certo de atacar, contra atacar. O que eu garanto é que a decisão está aberta e que precisamos respeitar a equipe deles.
O discurso de Dú é gabaritado por uma experiência recente. Em 2012, ainda como defensor do Santa Cruz, o zagueiro foi o anti-herói da final. No jogo de ida contra o mesmo Vila Dias, abriu o placar com um gol contra e falhou no segundo gol. No final, derrota por 4 a 0. Agora, a chance de recontar esta história. “Aquele jogo foi o pior da minha vida. De certa forma, vai ser uma vitória particular sim. Mas, o que importa é fazer um grande jogo”, finalizou o zagueiro.
ÚLTIMOS CONFRONTOS ENTRE VILA DIAS E NOVACOOP
1ª Fase de 2011 Novacoop 4 x 1 Vila Dias (Lavapés)
1ª Fase de 2012 Vila Dias 6 x 0 Novacoop (Tucurão)
2ª fase de 2012 Novacoop 2 x 2 Vila Dias (Tucurão)
1ª Fase de 2013 Novacoop 2 x 3 Vila Dias (Santa Cruz)
Final de 2013 Novacoop 3 x 0 Vila Dias (Tucurão)