Chegar pela primeira vez à semifinal do Campeonato Paulista não foi a única alegria do torcedor do Mogi Mirim em 2013. Justamente por ter ficado entre os quatro melhores clubes de São Paulo, o Sapo celebrou a vaga inédita na Copa do Brasil. Em outubro, o vice-presidente do clube, Wilson Bonetti, chegou a anunciar a oficialização do sonho.
No dia 24 de outubro, Bonetti recebeu da Federação Paulista de Futebol (FPF) a garantia que o Sapo seria um dos representantes paulistas na competição nacional. Na ocasião, questionado sobre a montagem do elenco para 2014, o vice-presidente foi enfático. Garantiu que a diretoria teria que montar um time em condições de disputar as duas competições.
“Não tem outro jeito, não dá para você manter duas equipes. Conseguimos a vaga e vamos para campo”. Porém, na manhã de anteontem, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou a lista das 87 equipes que disputarão a Copa do Brasil. Sem o Mogi Mirim na lista. Segundo a FPF, a não participação de um clube paulista na Copa Libertadores da América, após 13 anos, foi a grande vilã.
Segundo o Departamento de Competições (DOC), o Regulamento Geral das Competições (RGC), em 2013, previa cinco vagas, por critério técnico, para as equipes paulistas. As três melhores campanhas do Paulistão-13 (Santos, Corinthians e São Paulo), o campeão da Série A2 (Portuguesa) e o campeão da Copa Paulista (São Bernardo) foram os contemplados. Em caso de presença de Santos, Corinthians ou São Paulo na Libertadores, uma das vagas seria destinada ao Mogi Mirim, quarto colocado no estadual.
A informação foi confirmada por um diretor de competições da CBF, que em contato com a reportagem, frisou que, em momento algum o Mogi Mirim esteve entre os clubes inseridos na formatação das chaves do sorteio da Copa do Brasil. “A Copa do Brasil é baseada nas indicações das federações e São Paulo nos indicou as três melhores campanhas da A1, o campeão da A2 e o campeão da Copa Paulista”, afirmou o diretor, que preferiu manter seu nome em sigilo. Para 2015, o critério de distribuição de vagas na Copa do Brasil será a mesma prevista na edição passada
RANKING GARANTIU MAIS 6 PAULISTAS
Palmeiras, Ponte Preta, Guarani, Grêmio Barueri e Bragantino disputarão a Copa do Brasil pelo Ranking Nacional de Clubes, confeccionado anualmente pela CBF. A Copa do Brasil é composta por 70 clubes indicados pelas federações por critérios técnicos e pelos dez melhores deste ranking ao final do exercício anterior à competição. Ontem, no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro, ocorreu o sorteio da primeira fase, que reunirá 80 clubes. Entre os 40 confrontos, destaque para Corinthians x Bahia de Feira-BA, São Paulo x CSA-AL, Palmeiras x Vilhena-RO e Santos x Mixto-MT. Os clubes que disputam a Copa Libertadores entram apenas nas oitavas de final.