quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O Manchester City contradiz Darwin. A evolução do futebol ainda dá brecha ao ataque

68 GOLS. 23 JOGOS. 2,99 GOLS POR JOGO. Os números do Manchester City no Campeonato Inglês merecem CAPS LOCK, CAIXA ALTA. Caixa preta! É preciso que alguém explique como este Concorde sobrevoa os gramados da Inglaterra com a essência do esporte exportado para todo o mundo pelos próprios britânicos.

O Manchester City cada vez mais expõe a essência do futebol. Hoje, ao fazer 5 a 1 no Tottenham e impor a segunda goleada aos Spurs nesta Premier League (na primeira metade do Inglês, vitória por 6 a 0 em Manchester). São 11 gols somente no pobre Tottenham. São 11 gols do rico ataque dos Citiziens. Sergio Aguero tem 14 gols, Yaya Touré tem 11 e Álvaro Negredo tem nove.

Dzeko já marcou seis gols. David Silva e Jesus Navas quatro. É algo extraterrestre. Mérito do técnico Manuel Pellegrini. O chileno não permite que os Citiziens abdiquem do ataque. Assim, mesmo quando está vencendo por larga vantagem, o time segue atrás do gol. É como se, apesar da evolução do futebol, o City de Pellegrini contrariasse Darwin. O clube segue a linha embrionária do futebol em que, atacar, é o que manda.

O desejo deste City por gols, contrasta até com a última grande máquina do futebol moderno. Apesar da eficiência semelhante, o Barcelona de Pep Guardiola primava muito mais pelo toque de bola. No City, o toque que importa, é o da bola para a rede. Antes que preguem minhas mãos e me coloquem em uma cruz por uma possível heresia, não estou comprando os times. Ambos nos garantem a rara chance de ver o futebol de verdade, sem retrancas, com gols. Muitos gols. E para melhorar, em fevereiro teremos o encontro entre City e Barcelona. Não é o Barça de Guardiola. Mas serão, sem dúvida, dois grandes jogos de FUTEBOL. Com CAPS LOCK. Em CAIXA ALTA!!!

PS.: A nova goleada do Manchester City fez eu esquecer que  resultado, além de aumentar as estatísticas ofensivas do time, o elevou á condição de líder isolado. Com 53 pontos, os Citiziens estão um ponto a frente do Arsenal que ontem, empatou em 2 a 2 com o bom Southampton. Já o Chelsea, apesar de chutar 39 vezes, não furou a defesa do West Ham e com o 0 a 0 segue em terceiro, agora, com 50 pontos.
Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top