sábado, 23 de maio de 2015

Um ponto, duas boas surpresas e duas decepções. Edinho tem culpa?

Por João Gonçalves
O campo é o senhor da razão. É normal que quem acompanha futebol tenha as suas convicções sobre o jogo e as use para dar opiniões. Mas a maneira de pensar de cada um não pode ser definitiva. É preciso tomar muito cuidado para não taxar um determinado jogador para o bem ou para o mal. É preciso ser humilde o suficiente para reconhecer quando as quatro linhas estão te mostrando outra coisa, completamente diferente daquilo que você projetava. Principalmente com relação a desempenhos individuais em um campeonato tão difícil e longo, mas por ser equilibrado não dá muito tempo para reação. Foi isso que o jogo de ontem me parece ter deixado claro.


Ao contrário de boa parte da torcida do Mogi, não entendo que Leonardo seja um péssimo lateral. Alguém que passou por São Paulo, Portuguesa dos bons tempos e futebol europeu não é um perna de pau. Mas, a fase não está boa e não é de hoje. Por mais que um jogador tenha crédito, não pode ser titular absoluto apenas por sua história ou liderança fora de campo. Ainda mais quando tem um reserva talentoso como Luan, que nas poucas oportunidades que teve mostrou personalidade de veterano. Léo não deve ser descartado. Mas neste momento precisa ceder seu lugar e trabalhar para voltar. Além das falhas defensivas não tem atacado como antes.

Magrão é outro jogador em que eu ainda aposto. Já disse aqui algumas vezes que seria meu titular. Quando está inspirado, sabe sair da área, abrir espaços para os companheiros, finalizar e cabecear. Mas está numa nhaca de dar medo. Não acerta um lance, se movimenta pouco, não assusta zagueiro. Claro, não desaprendeu a jogar e acredito que vá balançar as redes outras vezes pelo Sapo. Porém, no atual momento não está contribuindo e deve dar lugar a Júnior Juazeiro, que apesar do gol ainda não me convenceu, ou a Rivaldo Júnior.

Ao contrário do que poderia imaginar, Romarinho se mostra uma boa opção como segundo volante, jogando ao lado de Magal e não no lugar dele. Fica mais a vontade para usar seu chute de longa distância e também dar opção para os laterais. É  claro que precisa evoluir tecnicamente em fundamentos como o domínio de bola. Mas deu ao time o que ainda não havia demostrado na série B. Pegada, correria marcação. Mesmo assim, bem mais do que demonstrou o agora dengoso, Léo Bertholo. Não estamos analisando o cenário ideal, mas sim a realidade. O  manteria no time também porque nos deu uma opção que não tínhamos. Um batedor de falta. Não pode um time não ter alguém com qualidade na bola parada.

Sobre Edinho, sinceramente não entendo a pressão. Que ele não é o cara ideal. até o papa sabe. Mas ele não é o problema central. Se tivesse que atribuir a ele um percentual de culpa pelo fraco começo este não seria maior que trinta por cento. Ontem foi bastante feliz e ousado nas alterações. Jogou com três na frente. Tentou se impor perante o líder do campeonato, mesmo com as limitações do time. Sua queda agora seria uma derrota retumbante de Rivaldo e não de Edinho. Seria assinar o atestado de incompetência abandonar depois de três jogos  uma aposta que é dele e só dele. Detalhe. Duvido que algum outro treinador fizesse muito melhor com esse time. Vamos ver se o filho do rei vai "ouvir o campo" e fazer as mudanças que ele mostra necessárias. Ainda acho que pode dar liga.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top